FOTO: Itallo Rodrigues
A Gol Linhas Aéreas, que recentemente retomou seus voos diários partindo de Juazeiro do Norte com destino a São Paulo (Guarulhos), tem implantado diversas medidas e facilidades para que os passageiros possam viajar com maior segurança e praticidade diante da situação pandêmica da Covid-19. Uma destas inovações permite agora efetuar o check-in do voo através do aplicativo de mensagens WhatsApp, o que deve evitar a formação de grandes filas na hora do embarque. 

A funcionalidade, disponível antecipadamente no site da aérea ou aplicativo da GOL, agora será realizada também por um fluxo simplificado, orientado pela GAL, assistente virtual da companhia, diretamente no WhatsApp. Com isso, o passageiro terá mais uma alternativa digital de autoatendimento. Somado ao check-in, os clientes também podem utilizar o serviço para obter informações sobre como gerenciar os seus voos, evitando assim maior tempo em filas nos guichês da companhia, já que houve o desligamento de totens de autoatendimento e o fechamento da sala vip dos aeroportos. 

Fase inicial 
Nesta fase inicial, o acesso será disponibilizado com comunicações personalizadas para os clientes selecionados com viagens próximas, que ainda não realizaram o check-in, colaborando para evitar aglomerações nos aeroportos. 

As novas medidas de segurança nos aeroportos aumentam também o tempo de deslocamento interno. Com isso, a companhia aérea reforça a solicitação aos clientes para que façam o check-in online no site da Gol ou no aplicativo (disponível nas lojas virtuais da Apple e do Google), que está liberado desde 1.º de julho com 48 horas de antecedência (até o limite de 1 hora) antes do voo. 

Se mesmo assim o passageiro precisar ir ao balcão, inclusive para despachar a sua mala, a companhia antecipou a liberação ao passageiro para 3 horas antes do embarque, encerrando o processo 1 hora antes da abertura do portão. 

Medidas de segurança 
Segundo a companhia, os voos no Orlando Bezerra de Menezes tem tido ocupação média entre 140 e 160 passageiros por trecho, vindos mais lotados nas rotas procedentes de São Paulo. No retorno a capital paulista, há uma conferência da quantidade de pessoas no embarque para conferir a possibilidade de manter os assentos do meio vazios, já que a disposição destes é de seis cadeiras por fila. Há também o uso de adesivos para demarcar a distância mínima durante o processo de embarque e também a bordo. 

Mas como tem sido o procedimento para voar durante a pandemia? Há higienização e medidas protetivas? Quando os voos estão lotados, impossibilitando de manter os assentos do meio vazios, não seria mais perigoso contrair o novo coronavírus? A companhia diante destes questionamentos esclarece alguns pontos importantes sobre como está sendo voar nesta nova realidade. 

Mesmo com a aplicação de todas as medidas protetivas contra a contaminação da Covid-19, recomendadas pelos órgãos reguladores como Anvisa, Anac e também o Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, há uma série de procedimentos que permite que estes voos possam ter uma maior ocupação e ainda assim manter a segurança sanitária. 

A empresa diz que, apesar de os voos de e para Juazeiro do Norte estarem tendo lotação em sua maioria, o uso de máscaras por todos é obrigatório e indispensável, bem como é feita a distribuição de álcool em gel para os passageiros individualmente antes de entrarem na aeronave e durante o voo, conforme demanda. Devido a análise de risco e tomadas todas as precauções, é que se permite voar atualmente com o assento do meio ocupado nestes casos. 

Devido o novo sistema de higienização nos aviões da companhia, o tempo em solo da aeronave foi ampliado em cerca de 20 a 25 minutos, para que sejam feitos procedimentos como a higienização de todas as poltronas, mesinhas, carpetes, saídas de ar e todas as regiões da cabine em que o passageiro possa ter contato quando estiver em seu interior. Há uma atenção especial para os banheiros, que com frequência e até mesmo durante o voo há conferência da situação higiênica e limpeza constante de todas as superfícies de contato com o passageiro, bem como a disponibilização de álcool em gel e detergente líquido para limpeza das mãos. 

As aeronaves da Gol também são equipadas com um sistema de filtro de ar HEPA, que captura de 99,9% de partículas microscópicas, como bactérias e vírus, ao promover a renovação do ar do avião a cada 3 minutos, permitindo a circulação de um ar sempre mais puro. 

Serviço de bordo 
Desde início de junho, a companhia aérea vem retomando, gradualmente, o serviço de bordo, com snacks (entregues no desembarque) e água sob demanda ao longo de todo o voo. Tudo devidamente higienizado, garantindo a segurança de todos. 

O serviço de entretenimento a bordo é acessado por aplicativo no próprio aparelho celular do passageiro, o que reforça o cuidado com os procedimentos de saúde.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment