A I Mostra Virtual Mestres da Tradição unifica dois importantes projetos da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte: o Mapeamento do Patrimônio Cultural Imaterial, uma pesquisa que visa documentar os mestres e grupos de tradição popular do município, é realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o edital Cultura em Casa. Um credenciamento de artistas, grupos artísticos, produtores culturais e técnicos, durante o período de pandemia, trazendo produções e conteúdos culturais e artísticos pela internet. 

Através do projeto de Mapeamento, a Mostra irá apresentar a exposição “Etéreos”, uma homenagem aos mestres e mestras de tradição popular, das expressões de reisados, guerreiros e bacamarteiros, cuja proposta conecta o tradicional e o contemporâneo, através de colagens e ilustrações digitais produzidas por artistas visuais cearenses. As obras estarão acompanhadas de textos que contam um pouco da trajetória dos brincantes. 

Os dez artistas visuais participantes da exposição, que em sua maioria são da região do Cariri, trouxeram para as obras, referenciais de suas identidades culturais, ressignificando a tradição e mostrando que o patrimônio imaterial é dinâmico, vivo, e por isso precisa se comunicar com as novas gerações e se conectar às novas tecnologias. 

A Mostra também irá promover através do edital Cultura em Casa, diálogos em formato de lives, com os mestres e mestras credenciados, abordando temas que vão desde a tradição do jogo de espadas aos cantos e sonoridades, entoados nas brincadeiras e quilombos tirados pelas ruas de Juazeiro do Norte. 

Abaixo, confira a programação que ocorrerá por meio do perfil da Secretaria de Cultura no instagram, @culturajuazeiro. Em breve, estaremos divulgando o tema e horário das lives.



Post a Comment