Header Ads

Em Juazeiro do Norte, adultos de 20 a 49 anos devem se vacinar contra o sarampo


A Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte, por meio da Coordenação de Imunização, orienta adultos com idade entre 20 e 49 anos que nunca tiveram sarampo e que não têm registro da vacina, a procurarem uma Unidade Básica de Saúde para receberem essa imunização. 

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, com registros de novos casos em diversos locais do país, e que pode acometer pessoas não vacinadas em qualquer idade. A transmissão se dá de pessoa a pessoa através das secreções nasais ao tossir, espirrar ou falar. 

Alguns dos sintomas são tosse, febre alta, coriza, conjuntivite, manchas vermelhas na pele, dores no corpo, podendo levar a infecções respiratórias, otites, doenças diarreicas e doenças neurológicas. O agravamento da doença pode levar à morte. 

A vacinação é a principal medida de prevenção e controle, e está disponível em todas as UBS do município. Para receber a vacina deve-se apresentar caderneta de vacinação e cartão do SUS. 

Na ida aos postos de saúde é necessário seguir as medidas de prevenção contra a Covid-19, como uso de máscaras, o distanciamento seguro das demais pessoas que estiverem no local, e o uso do álcool em gel para higienização das mãos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.