FOTO: Antônio Rodrigues
O Projeto Loja + Segura é uma campanha nacional desenvolvida pela Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv) em que Juazeiro do Norte é a primeira cidade no Nordeste a aderir. 

A iniciativa na cidade é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e já conta com 52 lojas cadastradas. A iniciativa tem uma cartilha com uma série de orientações de medidas a serem tomadas de prevenção à Covid-19, seguindo as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e práticas adotadas nos mercados nacionais e internacionais que reabriram o seu comércio. Entre elas, estão orientações para funcionários e lojistas, assim como medidas diárias de higiene pessoal e do ambiente de trabalho. A iniciativa também prevê protocolos em caso de trabalhadores infectados pelo novo coronavírus. 

A criação de espaços mais amplos e com distanciamento entre os funcionários também é recomendada pela cartilha do projeto, assim como o trabalho em horários alternados e a criação de um horário específico para o atendimento de pessoas do grupo de risco. 

As orientações do Loja + Segura também preveem sinalização de sentido único nos corredores e distanciamento de clientes em 1,5 m nos caixas e a implantação de painéis de isolamento, para proteção dos funcionários. 

A medida é uma forma de orientar os lojistas na retomada das atividades, assim como promover a segurança dos colaboradores e clientes. Para ler a cartilha completa, clique aqui

Além de um roteiro de higiene, o Loja + Segura pretende ser um selo de qualidade e compromisso do estabelecimento com as práticas de limpeza e cuidados com o cliente. Caso contrário, o sistema permite que o próprio cliente denuncie o estabelecimento por descumprimento das normas voltadas à saúde de todos. “Outro ponto importante é a digitalização dos processos internos e rotineiros das empresas, fundamental para manter a competitividade nesses tempos tecnológicos e inovadores”, ressalta a Secretária Interina de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Tatiane Kohlrausch. 

Zenilda de Sena, presidente da CDL de Juazeiro do Norte, destaca que “enquanto entidade representante da classe varejista, nós que fazemos a CDL Juazeiro do Norte enxergamos o projeto como uma grande oportunidade de transformação. Ele vem a agregar muito valor a segurança não só das empresas, mas contempla também colaboradores e a sociedade como um todo. A cartilha é didática, de fácil compreensão. Esclarece dúvidas sobre como a empresa deve se adaptar a essa nova fase e auxilia os clientes na fiscalização da segurança da empresa. Com apenas um click no celular, o cliente poderá informar ao sistema se a empresa está ou não seguindo as recomendações de saúde”. 

O cadastro é gratuito. Para o lojista que queira se juntar aos 52 empresários já associados em Juazeiro do Norte, basta clicar aqui.

Post a Comment