Foto: Clima Ao Vivo/Link Cariri
Um objeto brilhante no céu pode ser visto por volta das 19h em várias localidades no interior do Nordeste, inclusive no Cariri, na noite desta quarta-feira (15). Trata-se possivelmente de um meteoro do tipo fireball, identificado pela Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON), onde este veio a entrar em contato com atmosfera da terra mais precisamente em território do sertão pernambucano. O objeto, no entanto, não chegou a tocar o solo e se desintegrou a alguns quilômetros de distância da superfície. 

Em Juazeiro do Norte, o objeto pôde ser observado pela câmera de registro climático do site Clima Ao Vivo, que possui suporte da empresa Link Cariri, como um grande clarão em linha reta. Moradores de várias cidades do Cariri, Pernambuco, Paraíba e Bahia também relataram ter visto o clarão. A cidade pernambucana de Custódia, inclusive, pode presenciar o fenômeno mais de perto e populares informaram, inclusive, ouvir o barulho de um estrondo possivelmente proveniente da explosão do objeto. 

A Rede de Observação fez uma compilação de imagens em vídeo do meteoro que foram captadas em diferentes pontos do Nordeste, inclusive Juazeiro. Confira abaixo:



Trajetória do meteoro 
Conforme a BRAMON, trata-se de um ‘grande bólido’, o famigerado fireball, um tipo de meteoro extremamente brilhante. “As primeiras informações dão conta de que ele ocorreu às 18h59min (horário de Brasília), e foi visto a partir de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Bahia”. 

A partir de análises preliminares, “a BRAMON calculou a trajetória do bólido, que surgiu entre os municípios de Princesa Isabel (PB) e Carnaíba (PE) e seguiu na direção sudeste, desaparecendo no céu a Sul do município de Arcoverde (PE)”.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment