O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Centro de Apoio Operacional da Infância, da Juventude e da Educação (Caopije), realizou uma inspeção virtual na Unidade de Acolhimento Institucional Santa Dulce dos Pobres, em Juazeiro do Norte. A Unidade acolhe crianças e adolescentes, ofertando serviço socioassistencial de alta complexidade. A atividade contou com o suporte de assistentes sociais e psicólogas da equipe técnica do Caopije. A inspeção aconteceu no dia 7 de julho. 

Na ocasião, o membro titular da 13ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte e coordenador auxiliar do Caopije, Flávio Corte, juntamente com a equipe técnica, analisaram aspectos gerais e específicos relativos aos cuidados de prevenção e atendimento relacionados à pandemia da Covid-19, bem como foram detalhadas questões referentes à manutenção, organização e disponibilização de recursos necessários ao adequado funcionamento do serviço. 

Durante a visita virtual também foi possível inspecionar todos os setores da Unidade de Acolhimento, como quartos, sala e cozinha, permitindo averiguar organização, recursos materiais e alimentícios disponíveis, higiene e limpeza do local. Na inspeção também foram analisadas questões referentes aos recursos humanos que atuam no serviço e o suporte educacional e de saúde que vem sendo ofertado para as crianças e adolescentes acolhidos. 

Em 2020, essa é a segunda inspeção realizada pelo Caopije e pela 13ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte na Unidade de Acolhimento Institucional Santa Dulce dos Pobres. A primeira aconteceu no primeiro semestre, de forma presencial. Essa atividade faz parte das ações contínuas de acompanhamento realizadas pelo Ministério Público à política de proteção social para crianças e adolescentes no Estado do Ceará.

Post a Comment