Ao acessar os perfis dos envolvidos no twitter, a rede social
informa que a conta está retida. FOTO: Shutterstock
Contas no Twitter e no Facebook de influenciadores, empresários e políticos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foram tiradas do ar nesta sexta-feira (24) por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A decisão é de maio, mas foi cumprida somente agora. 

Figuras como o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), Sara Giromini, conhecida como Sara Winter, o blogueiro Allan dos Santos e o empresário Luciano Hang, alvos de investigação no âmbito do inquérito das fake news, tiveram suas contas suspensas. 

O inquérito das fake news investiga ameaças e disseminação de notícias falsas contra integrantes do STF nas redes sociais e representa um dos principais pontos de tensão entre o Palácio do Planalto e a corte. 

Além deles, tiveram os perfis suspensos os empresários Edgard Corona (da rede de academias Smart Fit) e Otavio Fakhoury, o blogueiro Bernardo Küster, Edson Salomão (chefe de gabinete do deputado estadual Douglas Garcia, do PTB em SP), o militante do PSL Eduardo Fabris Portella, o youtuber Enzo Momenti, os monarquistas Marcelo Stachin e Rafael Moreno, Marcos Bellizia (porta-voz do movimento Nas Ruas), o empresário Paulo Gonçalves Bezerra, Rodrigo Barbosa Ribeiro (assessor de Douglas Garcia), o humorista Reynaldo "Rey" Bianchi e o youtuber Winston Rodrigues Lima, conhecido como comandante Winston. 

Ao serem acessadas, as contas no Twitter apresentam mensagem que diz "conta retida" e que a conta "foi suspensa em resposta a determinação legal". 

Os perfis no Facebook (não das mesmas figuras, necessariamente) não aparecem para visualização na busca. Quando acessados diretamente via URL, apresentam mensagem que diz que o conteúdo "não está disponível no momento". É o caso do perfil de Hang, por exemplo. A medida não afetou contas do instagram.

Em nota da assessoria de imprensa, o Twitter afirma que "agiu estritamente em cumprimento a uma ordem legal proveniente de inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF)". 

O Facebook afirma que "respeita o Judiciário e cumpre ordens legais válidas". 

Confira a lita de alguns dos perfis retirados do ar: Roberto Jefferson, presidente do PTB; Luciano Hang, empresário; Edgard Corona, empresário; Otávio Fakhoury, empresário; Sara Winter; Bernardo Küster; Allan dos Santos, blogueiro; Edson Salomão, assessor do deputado estadual de São Paulo Douglas Garcia; Winston Rodrigues Lima, conhecido como comandante Winston; Reynaldo Bianchi Júnior; Enzo Leonardo Momenti; Eduardo Fabris Portella; Marcelo Stachin; Marcos Dominguez Bellizia; Rafael Moreno; Rodrigo Barbosa Ribeiro. 

Respostas 
Alguns dos envolvidos utilizaram o Instagram para demonstrar indignação com a decisão de Moraes, a qual muitos consideraram arbitrária. Por meio de sua conta no Instagram, o empresário Luciano Hang informou que nunca atentou contra o STF e que ficou supreso com o bloqueio de suas redes sociais. Ele ressaltou ainda que a liberdade de expresão é garantida pela Constituição e todos tem o direito de expressar suas opiniões individuais.

Já a bolsonarista Sara Winter enfatizou, por meio do Instagram, que o órgão "derrubou" as redes sociais dos 29 investigados no inquérito da fake news e que a decisão do Tribunal representa uma ditadura. 

O blogueiro Allan dos Santos afirmou que "acabou a liberdade de expressão".                 (Folhapress)

Post a Comment