O número de casos confirmados de covid-19 em Juazeiro do Norte não para de crescer. Isso tem refletido na procura por testes rápidos, tanto na Unidade Sentinela, que fica no Centro de Juazeiro do Norte, como também nas quatro unidades descentralizadas que foram instaladas nos bairros: Frei Damião, Socorro, Franciscanos e Limoeiro. Para conseguir realizar o teste gratuito, é preciso ter paciência e aguardar um bom tempo na fila. Diante da aglomeração que vem sendo registrada nos últimos dias, a população solicita uma intervenção do Poder Público. 

A administradora Simone Antunes levou o pai dela, que estava com sintomas, para fazer o teste na Unidade Sentinela, mas desistiu quando se deparou com a fila. “O meu pai tem mais de 90 anos, mas disseram que eu tinha que aguardar na fila para conseguir uma senha. Desisti ao conversar com pessoas que já estavam na fila. Eu acabei fazendo teste rápido na farmácia mesmo e o meu pai testou positivo, além de mais duas pessoas que moram na nossa casa. Na minha opinião, o teste deveria ser agendado para evitar aglomeração, já que a recomendação é de isolamento”, relata Simone Antunes. 

Nas unidades descentralizadas, as filas são recorrentes e é difícil conseguir uma senha para fazer o teste. A dona de casa Maria de Fátima Costa teve que acordar bem cedo para fazer o teste. “Eu fui à unidade dos Franciscanos e a moça disse que já tinha acabado as senhas. No outro dia, praticamente madruguei para fazer o teste. Tem muita gente doente na cidade. Todo dia tem fila com gente que tem ou não o coronavírus”, desabafa a dona de casa. 

Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte informou que, diariamente, são disponibilizados 100 testes em cada unidade de testagem, sendo 50 pela manhã e 50 no turno da tarde. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, de 8h às 11h, e de 14h às 17h. Diante da grande procura por testes no Município, a Secretaria da Saúde pretende incluir o agendamento no aplicativo Minha Saúde, por meio de tele atendimento, mas ainda não é possível precisar quando o serviço estará disponível.

(Fonte: Jornal do Cariri)

Post a Comment