O trabalho do professor Raphael Xenofonte, que leciona as disciplinas de Radiologia e Clínica Médica I na Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (Estácio FMJ), se tornou referência na análise radiológica do tórax de pacientes com covid-19. 

Segundo ele, quando começaram a surgir os casos da doença, no final do ano passado, veio o interesse em observar, mais detalhadamente, os exames de tórax de pacientes da Itália e da China, compartilhados nos grupos de radiologistas que ele faz parte. A partir daí, com um dos seus alunos, começou a examinar arquivos relacionados à doença e, então, foi feita uma revisão dos padrões da covid-19. 

Segundo Raphael, com os estudos, foram detectados que os padrões comuns da doença eram os processos inflamatórios mais periféricos, o que não acontece em outros quadros de pneumonia e torna essa observação algo típico da doença. Após essa análise, o Colégio Americano de Radiologia publicou avaliações sobre esses padrões observados, colocando-os como típicos da covid-19. Com isso, o professor acabou utilizando a publicação americana como referência. 

A avaliação é inovadora, por ser uma das pioneiras no mundo, publicada na revista internacional Amadeus, com análises realizadas de exames dos meses de janeiro e fevereiro. A publicação foi realizada em forma de Ensaio sobre os Padrões de Imagem na Covid-19. Esse trabalho foi feito bem antes de várias publicações do gênero, relacionadas aos casos relatados, e chegou a demorar dois meses para ser publicado em forma de revista. 

Em formato de e-book, o trabalho de Raphael foi apresentado para mais de dois mil alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente, o docente está escrevendo um livro sobre radiologia do tórax.

(Fonte: Jornal do Cariri)

Post a Comment