07/07/2020

O professor do Departamento de Física da Universidade Regional do Cariri (URCA), Claudio Rejane da Silva Dantas, Coordenador do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – Polo31, foi agraciado com o Prêmio Melhor Tese de Doutorado da Sociedade Brasileira de Física (SBF), na área do Ensino de Física. 

A tese premiada trata da "Avaliação no ensino de ciências no nível fundamental: investigando orientações oficiais e práticas docentes, fazendo "escuta" e intervenção em escolas". A tese foi orientada pela professora dra. Neusa Teresinha Massoni, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRGS. 

Sobre o prêmio 
Os Prêmios SBF de Tese de Doutorado foram criados pela Sociedade Brasileira de Física, com o propósito de estimular e valorizar os trabalhos de excelência e padrão internacional nas diferentes áreas da Física. As teses premiadas deverão conter resultados originais que tenham contribuído significativamente para o avanço do conhecimento da natureza e de suas propriedades. 

Os Prêmios SBF de Tese de Doutorado são outorgados para as melhores teses de doutorado defendidas nos programas de pós-graduação em Física ou em Ensino de Física no Brasil, reconhecidos pela CAPES. Foram 12 categorias, correspondentes às 12 Comissões de Área da Sociedade Brasileira de Física. Além dos Prêmios, também poderão ser atribuídas Menções Honoríficas.

Premiação 
O Prêmio consiste de um diploma e de um apoio financeiro, podendo variar em cada edição a depender de apoios e convênios a serem celebrados entre a SBF e patrocinadores. As premiações serão entregues em sessão solene nos eventos nacionais promovidos pela SBF. 

Veja tese premiada. Acesse o link: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/172904/001059356.pdf

Post a Comment