O projeto da Prefeitura de Barbalha “Amigo do Homem” superou a marca de 100 animais de rua castrados. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e, desde fevereiro, realiza, em média, 20 castrações por mês, com recursos próprios do município. 

O trabalho é uma ação inédita para prevenir a reprodução de animais de rua. A iniciativa consiste na captura, avaliação de condições sanitárias e saúde, castração e disponibilidade para adoção. Nessa primeira fase do projeto, as fêmeas têm prioridade para o procedimento. A continuidade do trabalho é desenvolvida em parceria com entidades de proteção animal que colaboram no processo de adoção. 

Os interessados em adotar devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, à Rua Major Sampaio S/N, Centro de Barbalha (Ao lado da Universidade Federal do Cariri – Campus Medicina). O adotante deve obedecer a critérios preestabelecidos e assinar um termo de responsabilidade. O animal sairá castrado, testado para todas as enfermidades e com a caderneta de vacinação atualizada.

Post a Comment