Por Redação Gazeta do Cariri

Diversos cuidados com a saúde são lembrados e advertidos por profissionais da área e também pela mídia nesse período de pandemia. Mesmo na rotina de isolamento social, nada pode ser esquecido ou deixado de lado, nem mesmo a boca, que desempenha importantes funções repercutindo na saúde do organismo como um todo. Conhecida por exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração, a boca é considerada a maior cavidade do corpo humano que possui contato direto com o meio ambiente. Esse aspecto faz dela ser porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. Por isso a importância de uma boa higiene bucal, no intuito de diminuir o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários. 

Buscando estimular e incentivar de uma maneira lúdica os cuidados com a saúde bucal, o Programa Saúde da unidade do Sesc Crato, através da Atividade Educação em Saúde, e da Clínica Odontológica, elaborou o jogo de dominó educativo “Saúde Começa pela Boca” que pode ser baixado online. “Nesse momento de isolamento social, ocupar a mente com entretenimento que eduque é uma boa oportunidade para a criançada, especialmente com a família. Além de educativo, o material é ótimo para divertir também”, informa o analista assistencial da unidade, Warley Marques. 

O jogo pretende abordar assuntos importantes relacionados à saúde bucal, contendo trinta e seis peças, sendo indicado para no máximo quatro jogadores, com nove peças cada um. São oito imagens diferentes mostrando alguns cuidados básicos que devem ser seguidos para a prevenção e os cuidados com a saúde bucal, que é o dente brilhante: indica a visita ao dentista, pelo menos duas vezes por ano. 

A ferramenta possui a imagem de algumas frutas: que indica consumir mais frutas, e evitar os doces; o creme dental: indicando o uso do creme dental com flúor; o fio dental: indicando sempre o fio dental após as refeições; o dente se escovando: lembrando da escovação dos dentes no mínimo três vezes ao dia; o dente com cárie: alertando os efeitos de quem não cuidar do dente de forma adequada. 

Clique AQUI para baixar o Jogo de Dominó – Saúde Começa pela Boca

Post a Comment