FOTO: Lino Fly
A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria da Saúde, descentralizou os atendimentos dos casos suspeitos e confirmados da Covid-19 para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, além da Unidade Sentinela. 

A medida leva em consideração o importante papel da Atenção Primária no controle da pandemia, principalmente no que diz respeito à detecção precoce dos pacientes suspeitos de síndrome gripal, tratamento adequado e monitoramento dos casos confirmados de coronavírus. 

Os pacientes continuam realizando os testes rápidos nas quatro Unidades de Testagem e na Unidade Sentinela e, posteriormente, estão sendo encaminhados para as UBS que cobrem as áreas dos seus bairros. 

A condução dos atendimentos dos casos de Covid-19 seguem os protocolos e recomendações do Ministério da Saúde. 

As equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) estão atendendo as urgências e emergências, gestantes, imunização, fazendo acompanhamento dos pacientes com doenças crônicas descompensadas, e renovando receitas de medicações de uso contínuo. Para atendimento aos pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19, cada equipe organizou um turno específico, como medida de contenção e prevenção. 

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) continuam realizando visitas peridomiciliares, buscando ativamente casos suspeitos, encaminhando para atendimento nas UBS e monitorando os casos confirmados, para que, avaliando os sinais de alerta, o paciente seja encaminhado à assistência na rede de saúde, quando necessário. 

“É muito importante que a ESF intensifique a educação em saúde para a comunidade, bem como entre os membros da equipe, desmistificando a doença e garantindo uma maior adesão às medidas de prevenção”, ressalta a diretora da Atenção Primária, Ana Cristina Alencar.

Post a Comment