Durante o mês de julho acontece em todo o país a campanha "Julho Amarelo" que chama a atenção da população para a prevenção das hepatites virais. 

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Saúde estará realizando ações de conscientização e prevenção da doença, disponibilizando testes rápidos para hepatite, e também para HIV e sífilis. Os testes são disponibilizados na rede de saúde. 

Nos dias 15, 16 e 20 acontecem os atendimentos para os servidores da Guarda Municipal, no horário de 08:00 hs às 12:00 hs, na Secretaria de Saúde. Para o atendimento, os servidores deverão portar o seu CPF, Cartão do SUS e Cartão de Vacinação (caso possua). 

SOBRE A DOENÇA 
A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. 

Nem sempre a doença apresenta sintomas, mas quando aparecem, estes se manifestam na forma de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. 

No caso específico das hepatites virais, que são o objeto da campanha Julho Amarelo, estas são inflamações causadas por vírus classificados pelas letras do alfabeto em hepatites A, B, C, D (Delta) e E.

Post a Comment