Lala Deheinzelin, uma das primeiras futuristas do Brasil e pioneira em Economia Criativa e Colaborativa, é umas das palestrantes. FOTO: Divulgação
Com o formato on-line desde maio para estar em conformidade com as recomendações de órgãos de saúde em razão da pandemia da Covid-19, o projeto Teias da Inovação MCTI promove mais um evento gratuito no dia 21 de julho. Com o tema “Cidades Inteligentes: Conexões e Transformações para o Futuro”, o programa, desta vez, foca no município de Juazeiro do Norte, com debates sobre o fortalecimento do ecossistema local por meio de conexões e parcerias públicas, privadas e acadêmicas a fim de transformar a realidade e criar um novo futuro para a região. 

Apesar de ter foco regional, o evento tem abrangência nacional e qualquer pessoa interessada pode se inscrever pelo site: www.teiasdainovacao.com.br. Os debates focados em ciência, inovação e tecnologia contarão com a participação de Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações). 

“A interação entre pessoas e organizações é um fator importante para incentivar inovação e novos negócios. Os debates trazem a experiência de grandes profissionais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do ecossistema de inovação”, conta Alberto Paradisi, pesquisador principal e coordenador do projeto. 

Entre os palestrantes estão: Dr. Vitor Amuri Antunes, advogado especializado em infraestrutura municipal e sócio da SPIn Soluções Públicas Inteligentes, primeira consultoria brasileira voltada exclusivamente ao movimento das Cidades Inteligentes; Raquel Cardamone, fundadora da startup Bright Cities, plataforma que, por meio de diagnósticos e mapa de soluções, converte cidades de qualquer porte e nacionalidade em smart cities; Lala Deheinzelin, uma das primeiras futuristas do Brasil, pioneira em Economia Criativa e Colaborativa e considerada uma das 100 mulheres do mundo que estão cocriando a sociedade colaborativa. Michel Oliveira Araújo, ex-vice-presidente de Soluções Inovadoras do Fórum Inova Cidades e atual proprietário da World Micro Informática, será o mediador. 

O Teias da Inovação é uma iniciativa do MCTI em parceria com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico) e o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), e tem o apoio da ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras). Realizado em diferentes cidades do Brasil e agora também em âmbito nacional, o projeto tem como público-alvo startups, incubadores, empresários, empreendedores, estudantes, pesquisadores, cientistas, educadores e governos locais. Entre os temas abordados estão transformação digital, empreendedorismo, tendências de futuro, novos modelos de negócios e pesquisa e desenvolvimento. "O programa promove uma aproximação entre o MCTI e as cidades brasileiras de médio porte, com grande potencial de se tornarem ecossistemas locais de inovação. Vamos aproveitar para divulgar programas e instrumentos de apoio à inovação e ao empreendedorismo inovador. Nosso foco é sempre auxiliar para que esses polos sejam pensados e implementados de forma sustentável", afirma Paulo César Rezende de Carvalho Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do MCTI. 

Edições anteriores 
O projeto teve sua terceira edição on-line realizada no último dia 07 de julho. Com o tema “Teias para Startups: Financiamento, Investimento e Fomento à Inovação Durante e Pós-Pandemia”. O segundo evento transmitido pela web foi em 18 de junho, com foco regional no ecossistema de Caxias do Sul (RS). A estreia no formato on-line foi duas semanas antes, em 4 de junho, com o tema “Os Possíveis Cenários de Inovação Para os Ecossistemas Brasileiros”. Os três eventos on-line receberam mais de 800 inscrições e chegaram a 107 cidades do Brasil. Antes de ser reconfigurado para o momento da pandemia, o Teias da Inovação MCTI esteve presente nas cidades de Cuiabá (novembro/2019), Aracajú (janeiro/2020) e Vitória (março/2020). Foram debatidos, respectivamente, os temas “Communities Meeting - Conectando Ecossistemas de Inovação”, “Perspectivas e Futuros para a Inovação em Sergipe” e “Make Together - Integrando o Ecossistema Capixaba de Inovação”. 

Serviço 
Cidades Inteligentes: Conexões e Transformações para o Futuro 
Data: 21 de julho, terça-feira 
Horário: das 16h às 17h30 
Inscrições: http://www.teiasdainovacao.com.br/ 
Programação: 
16h00 – Boas-vindas com o prefeito Arnon Bezerra 
16h10 – Abertura Oficial pelo mediador Michel Araújo 
16h15 – Apresentação Raquel Cardamone 
16h20 – Apresentação Lala Deheinzelin 
16h25 – Apresentação Dr. Vitor Amuri Antunes 
16h30 – Debate + Quiz
17h05 – Perguntas do público 
17h25 – Encerramento

Post a Comment