Header Ads

UFCA decreta luto oficial de 3 dias pelo falecimento de professor da instituição


O reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), professor Ricardo Luiz Lange Ness, o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA), professor Mateus Ferreira, o coordenador do Curso de Administração Pública, professor Raniere Moreira, e toda a comunidade acadêmica externam profundo pesar pelo falecimento do professor da instituição, Augusto de Oliveira Tavares. Augusto morreu vítima de câncer na noite deste sábado, 18 de julho de 2020. O sepultamento do professor ocorreu ao meio-dia deste domingo, 19 de julho, em Fortaleza. 

Trajetória 
Augusto Tavares se tornou professor efetivo da UFCA no fim de 2013. Em menos de um ano, ele lecionou 6 disciplinas no curso de Administração Pública, Gestão Pública e Social (Sociologia Brasileira, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas, Fundamentos de Políticas Públicas, Residência Social em Núcleo de Conhecimento, Fundamentos de Sociologia e Cultura e Gestão da Memória Social), assumiu a vice-coordenação do curso de Administração Pública da UFCA, participou do Núcleo Docente Estruturante (NDE) que iniciou a reformulação do Projeto Pedagógico da formação, coordenou a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários (Iteps/UFCA – projeto de Extensão que lida com metodologias de incubação em economia solidária) e ainda se tornou membro do então Conselho Universitário Pro Tempore (Consup/UFCA). 

Ao longo dos quase 7 anos de UFCA, Augusto assumiu a Coordenação da Regional Nordeste da Rede de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCP´s); integrou o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema); assumiu por 2 anos a Coordenação do Curso de Administração Pública, Gestão Pública e Social; assessorou o Núcleo dos Programas Institucionais de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA); entre outras atribuições acadêmicas e administrativas. 

O professor teve também participação importante na consolidação do campo de Públicas em âmbito nacional, integrando a comissão técnica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) responsável pela elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais específicas da área. Além disso, ajudou a fundar a Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPCP), da qual foi diretor de Extensão, na primeira gestão da entidade. 

Atualmente, Augusto estava em licença das atividades acadêmicas para cursar doutorado em Desenvolvimento Sustentável, pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB). Nesse período, vinha lutando contra o câncer. Cheio de planos para o futuro, pensava em retornar do doutorado e reassumir a Coordenação do curso de Administração Pública, Gestão Pública e Social da UFCA – pelo qual concentrou sua dedicação e nutria grandes expectativas. 

Ainda em vida, Augusto defendeu remotamente – com o apoio da sua orientadora, Cristiane Gomes Barreto (professora do CDS/UnB) – sua tese de doutorado, intitulada “Participação e meio ambiente: uma análise da gestão participativa nas Unidades de Conservação estaduais do Ceará”. Ao fim da defesa, além da aprovação do trabalho, ele recebeu uma homenagem da banca examinadora – conquistando o título de doutor no fim de junho passado. 

Luto Oficial de 3 dias 
A UFCA decreta neste domingo, 19 de julho de 2020, luto oficial de três dias. 

Ademais, neste momento de dor e tristeza, a UFCA se solidariza com os familiares e amigos de Augusto pela grande perda (em especial, com Geovani de Oliveira Tavares, irmão e também docente da instituição) e agradece pelo inestimável trabalho dedicado e pelas inúmeras contribuições de Augusto Tavares a esta Universidade. 

Juazeiro do Norte, 19 de julho de 2020. 
Ricardo Luiz Lange Ness 
Reitor da UFCA 
Mateus Ferreira 
Diretor CCSA/UFCA 
Raniere Moreira 
Coordenador Curso de Administração Pública da UFCA

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.