A Secretaria da Saúde de Brejo Santo deu início na manhã desta quarta-feira (05), a criação de mais dois espaços para testagem, o Ginásio Welingtão para testes rápidos e a Antiga estrutura da Central de Regulação no Centro da cidade para testes de Swab. 

Há cerca de um mês a Prefeitura Municipal adquiriu 5 mil novos testes rápidos. No primeiro momento foram realizados testes em profissionais que seguem trabalhando no serviço essencial: profissionais da saúde, segurança e funcionários públicos. 

A Secretária da Saúde, Glaise Feijó, destaca que por dia, no Centro de Apoio e Monitoramento ao Covid, que continua com atendimento, são realizados cerca de 180 testes, entre testes rápido e Swab. Com os novos espaços, o objetivo é dobrar o número de testes, sem falar que, a descentralização do atendimento vai aproximar os serviços da população, em locais estratégicos. 

“A testagem em massa, tanto com testes rápidos como Swab nos dará uma radiografia importante para tomar decisões. O grande êxito de Brejo Santo se dá pela estrutura que começa na atenção básica e apoio da gestão. Ter esses dados nos ajuda, inclusive, no planejamento estratégico para os novos passos no município”, destacou Glaise. 

Quem deve fazer o teste? 
Estar apresentando sintomas há, no mínimo 10 dias (protocolo pra teste rápido) levar, documentos pessoais e comprovante de residência. E se possível já ter passado pelo médico do PSF e já ter sido notificado. 

Brejo Santo contabiliza hoje 764 pessoas confirmadas com Covid desde março. 121 casos estão sendo investigados e 15 óbitos. Dos 4176 testes rápidos realizados no município, 2378 foram adquiridos pelo município.

Post a Comment