Por Redação Gazeta do Cariri

Os cursos de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), em Crato e Iguatu, foram classificados entre os melhores do Brasil, segundo o Índice Aguillar Education (IAE), recebendo 4 estrelas, conforme está publicado no site www.aguillar.net/iae. A informação foi divulgada pela URCA no último dia 22 de agosto de 2020.

O Selo IAE é composto pela média simples de desempenho de cada escola nos dez últimos Exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e nos dois últimos ENADE, com pesos iguais para cada critério. O objetivo é dar visibilidade ao grande público a respeito da qualidade da educação jurídica no Brasil. 

As escolas com desempenho classificado entre os 5% superiores entre todos os cursos de direito do país recebem um selo com 5 estrelas. As com desempenho entre as 8% superiores, imediatamente abaixo das de 5 estrelas, recebem um selo de 4 estrelas. O mesmo critério é aplicável para a outorga do selo com 3 estrelas, para as escolas entre as 10% superiores, imediatamente abaixo das de 4 estrelas. 

A Aguillar Education, por este ato, autoriza o uso publicitário do Selo IAE, vinculado exclusivamente ao curso e respectivas unidades oferecido no município de Iguatu, sendo vedada a utilização do selo de forma associada a qualquer outra unidade do curso fora desse Município. Nenhuma alteração poderá ser promovida no selo, seus logotipos, seus sinais distintivos, cores, textos ou formas. Todos os critérios de aplicação do IAE e suas regras de atribuição estão disponíveis no site www.aguillar.net/iae 

Ainda é importante destacar que os resultados da URCA são considerados expressivos e revelam uma cuidadosa gestão do ensino por seus responsáveis. 

Saiba mais sobre a classificação 
Há 1.305 cursos de direito ativos no Brasil atualmente, já passando por exames da OAB e Enade. Sempre houve uma dificuldade para a comparação da qualidade desses cursos, visto que nem a OAB nem o MEC publicam rankings de desempenho, apesar de os resultados serem públicos. O Selo IAE – Índice Aguillar Education surgiu para trazer luzes a todos os que se interessam por escolher uma faculdade de direito com bons resultados nesses exames. Apenas 306 dessas faculdades receberam o Selo IAE em 2020, de 3 a 5 estrelas. O critério de atribuição do selo é simples e baseado única e exclusivamente no desempenho dos alunos formados: a média dos 10 últimos exames da OAB combinado com a média dos dois últimos ENADE (2015 e 2018), cada componente com metade do peso. Assim, a Aguillar Education presta um serviço de utilidade pública e permite, pela primeira vez, uma comparação objetiva dos desempenhos de cada curso de direito no Brasil. Os cursos estrelados estão disponíveis para consulta no www.aguillar.net/iae.

Post a Comment