Casal foi até a igreja do Socorro nesta terça. FOTO: Guto Vital
Desde março Juazeiro do Norte fechou templos e igrejas. No Cariri ainda não há previsão de reabertura desses locais, e os fiéis estão se adaptando à realidade assistindo missas pela televisão, por exemplo. Mesmo com portas fechadas, a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde está o túmulo do Padre Cícero Romão, ainda recebe visitas. 

O local é um dos pontos turísticos mais importantes da rota religiosa. Junto com a Colina do Horto, recebe milhares de pessoas todos os anos, principalmente na romaria de Finados – a maior do calendário anual , em novembro. Segundo a Secretaria de Turismo e Romaria, todos os anos cerca de 1,6 milhões de romeiros visitam a cidade. 

Portas fechadas 
O aposentado Cícero Amaro comemora 70 anos nesta terça, 11. Ele foi até a igreja do Socorro para rezar junto com a esposa Terezinha da Silva. Os dois mantém o costume de participar da tradicional “missa do Padre Cícero”, que ocorre no dia 20 de cada mês – data que marca o seu falecimento, em 1934. 

“É muito triste chegar e ver as portas fechadas. Vim agradecer por mais um ano de vida, sempre gosto de vir, mas nunca tinha encontrado as portas fechadas”, lamenta. Para não deixar de participar do calendário de celebrações, Cícero assiste às celebrações de casa, através da TV Web Mãe das Dores. 

A esposa Tereza também lamenta a situação. “Mas tenho que a humanidade vai superar isso e se Deus quiser, vamos vencer”, diz. “A nossa fé continua a mesma e continuamos pedindo a bênção do Padre Cícero”, completa. 

Assim como os moradores de Juazeiro, os romeiros também foram impedidos de rezar na parte interior dos templos. Mais do que isso, os peregrinos que também movimentam a economia da cidade, foram orientados a não viajar já em março, quando se comemora, no dia 24, o aniversário do patriarca juazeirense. 

Chapéus foram colocados nos bancos para simbolizar a presença de romeiros em Juazeiro. FOTO: Basílica Menor Nossa Senhora das Dores
Romaria virtual 
A Basílica Santuário Mãe das Dores organizou este ano uma romaria virtual. O evento online, segundo assessoria, atingiu o pico de 54, 6 mil visualizações simultâneas e cerca de 3 mil minutos de programação. A transmissão foi entre os dias 17 e 20 de julho. Os relatórios foram emitidos através das  ferramentas ‘Reportei’ e ‘YouTube Analytics’. 

A programação alusiva aos 86 anos de falecimento do Padre Cícero Romão Batista começava às 6h, com celebração eucarística, e só finalizava às 22h, com o ‘Show do Chapéu’. Ademais, as transmissões aconteceram ao vivo no canal da TV Web Mãe das Dores, no YouTube, e na página da Basílica Santuário no Facebook.

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment