FOTO: Fabiane de Paula
O Hospital de Campanha do Presidente Vargas não tem nenhum paciente internado nesta sexta-feira (14). A unidade, que foi levantada em abril exclusivamente para atender a pessoas infectadas com o novo coronavírus em Fortaleza, ainda mantém sua estrutura montada caso as demandas retornem. 

A Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que hoje não há pacientes internados na unidade, mas ainda não deu detalhes sobre a possibilidade de desativação dos leitos. 

Na frente do local, na manhã dessa sexta-feira (14), não foi registrada nenhuma movimentação, nem de pacientes chegando, funcionários ou ambulâncias entrando. 

Com a redução da demanda, do número de casos confirmados e da necessidade de internações em leitos de UTI e de enfermaria, nenhum paciente foi encaminhado ao local. 

Balanço de atendimentos 
Ao todo, Hospital do PV já realizou 1.239 atendimentos, dos quais 140 pessoas morreram e 1.025 evoluíram para alta. 

Na plataforma IntegraSus, ferramenta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa)  que contabiliza a quantidade de internações nos hospitais do Ceará, a Hospital de Campanha do PV já não aparece na contagem de leitos.

A unidade já chegou a receber uma internação por Covid-19 a cada 30 minutos, nas primeiras semanas de maio, quando a Capital passava pelo pico de infecções. No dia mais crítico de funcionamento, em 24h, 48 pacientes deram entrada no local. 

O hospital chegou a registrar 100% da capacidade de ocupação, recebendo enfermos em todos os mais de 280 leitos, entre enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI). 

A reportagem questionou à SMS há quantas horas a unidade não recebe pacientes, mas ainda não houve resposta.               (Diário do Nordeste)

Post a Comment