Por Redação Gazeta do Cariri

Durante a pandemia de coronavírus, o Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), dá suporte especializado a pessoas com Covid-19 que receberam alta hospitalar. O serviço, realizado por meio do Programa de Assistência Domiciliar (PAD), foi fundamental para a reabilitação de pacientes com quadro grave da doença. 

Adriano Almeida, 35, está entre as pessoas atendidas pelo Programa. Ao ser diagnosticado com coronavírus, ele precisou ser internado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ao todo, foram 46 dias internação até o policial militar finalmente se recuperar e ir para casa. “Ao tempo que fiquei muito feliz com a alta, também surgiu a preocupação sobre como seria esse retorno, já que eu tinha perdido quase que todos os meus movimentos por uma atrofia muscular. Nem sentar sozinho eu conseguia”, conta. 

As visitas semanais realizadas pela equipe do PAD foram fundamentais para que, em pouco mais de 20 dias, Adriano reaprendesse a andar e estivesse pronto para voltar ao trabalho. “Ter esse cuidado em casa pela equipe foi fundamental. Nunca imaginei que fosse voltar a andar tão rápido. A fisioterapeuta se surpreendia a cada visita. Só tenho a agradecer a Deus pela chance de uma nova vida, pelos profissionais, que não desistiram de mim, e pela minha família”, diz. 

Agora, Adriano quer retomar as aulas para finalizar a formação como 1º Tenente da Polícia Militar e oficializar a união com a esposa, Débora Simony Santos Ferreira. “Adriano pra nós é um Milagre e eu sou profundamente grata pelo cuidado, o zelo que todos do hospital tiveram com o meu marido”, conta. 

O PAD 
O Programa de Assistência Domiciliar do HRC possui 15 vagas e foi criado em agosto de 2014 com o intuito de possibilitar a desospitalização de pacientes e realizar o devido acompanhamento no domicílio, diminuindo, dessa forma, os riscos relacionados ao tempo maior de permanência em unidades hospitalares. Com abrangência nas zonas urbanas de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, PAD conta com uma equipe composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta e fonoaudiólogo. Mais do que um serviço, o PAD proporciona ao paciente uma recuperação ao lado da família. 

Durante as visitas, o paciente é avaliado pelos profissionais, que dão continuidade aos cuidados necessários para a reabilitação. Além disso, o PAD tem o caráter educativo para que o familiar e/ou cuidador sejam treinados para a execução e manutenção dos cuidados e procedimentos da forma correta e segura. 

Entre janeiro e julho deste ano, a equipe do PAD atendeu 43 pacientes. “Nosso propósito é proporcionar o cuidado em todas as suas etapas, inclusive no momento da partida, tornando-a mais confortável junto à família. Do total de pacientes atendidos, 26% precisaram ser reinternados para melhor controle de sintomas. Outros 47% receberam alta por melhora de sua condição de saúde a partir da reabilitação desenvolvida. A cada alta dada pelo PAD é uma vitória para todos nós”, finalizou o coordenador do PAD, Gustavo Vieira Rafael.

Post a Comment