Aos 74 anos, a aposentada Maria Ferreira teve, na dança, um momento de alívio. Ela esteve internada no Hospital Regional do Cariri (HRC) desde segunda-feira (17), com falta de ar e insuficiência cardíaca, até apresentar melhora nesta quarta-feira (19). Durante a avaliação para desmame do oxigênio, ela chegou a dançar forró com um fisioterapeuta.

Moradora do município de Crato, a idosa recebeu alta na tarde do mesmo dia. Na semana anterior, ela já havia passado três dias internada em outra unidade hospitalar com suspeita de Covid-19, mas acabou sendo liberada depois de uma pequena melhora.




Antes de receber alta do HRC, Maria precisou receber oxigênio para auxiliar na respiração, após uma piora no quadro de saúde. Já na manhã de quarta-feira (19), ao ser perguntada sobre como estava se sentindo, ela disse que “estava pronta inclusive para um forró”. 

“Essa doença [Covid-19] é de momento, tem momento de piora e de melhora, mas assim, enquanto eu puder navegar no barco da vida, eu não quero que afunde não”, declara a aposentada. 


Ela relatou que, nos dias anteriores, estava “cansada e sentindo faltar o fôlego”, mas que pela manhã já podia fazer o que mais gosta. “Eu gosto demais [de dançar]. Ajuda muito, lá [em casa] eles colocam essas músicas novas e eu danço”, relata. 


Gratidão 

O vídeo gravado pelas profissionais de saúde que a acompanhavam foi parar na internet com a seguinte descrição: “Quem viu dona Maria Ferreira de Lima chegando no Hospital Regional do Cariri com insuficiência cardíaca e falta de ar na última segunda-feira (17), jamais imaginaria que, dois dias depois, ela estaria de pé e dançando”. 

Apesar de ter passado momentos difíceis na unidade hospitalar, ao receber alta, Maria não deixou de mostrar gratidão pela equipe de saúde que acompanhou o caso. “Eu vou sair com muita saudade. Eu vou levando o espinho comigo e deixando a rosa [com a equipe médica], mas estou indo para casa muito feliz da minha vida”, afirma. 


O Crato registra 5.077 casos confirmados do novo coronavírus e já acumula 74 óbitos pela doença. Como ainda não recebeu o resultado de seu exame, Maria Ferreira faz parte dos 424 casos em investigação no município. Os dados foram repassados pela Secretaria Municipal da Saúde em atualização nesta quarta-feira.                      (G1 CE)

Post a Comment