O radialista Ruy Maurício morreu na manhã desta quarta-feira (05), em virtude de um infarto fulminante em sua casa no município de Mossoró (RN). Francisco Maurício da Cunha era o seu nome e o mesmo nasceu há 63 anos em Angicos naquele estado. Atualmente trabalhava na Rádio Difusora de Mossoró, mas teve uma destacada passagem na radiofonia em Juazeiro do Norte quando trabalhou nas Rádios Vale AM e FM, além da Rádio Cultura de Várzea Alegre. 

Dono de uma bonita voz e sempre muito elegante, Ruy Maurício era um grande comunicador e noticiarista chegando a apresentar noticiários juntamente com os radialistas Eduardo Ponte e Alceli Sobreira na sua passagem por Juazeiro. Apesar da sintonia com os ouvintes e a maneira rápida como conquistava a todos, Ruy Maurício se notabilizou como um verdadeiro andarilho da radiofonia nordestina. Quase sempre, demorava pouco tempo nos prefixos onde trabalhava. 

Ele começou ainda jovem a atividade na comunicação como locutor de portas de loja e carros de som, mas não demorou a ingressar no rádio o que fez na adolescência aos 17 anos. No ano de 1974, Ruy fez testes para ser noticiarista e logo passou a trabalhar na Rádio Poti em Natal (RN) quando atingiu a maioridade meses depois. Além dessas duas emissoras do Cariri e a Rádio Poti, onde começou na capital Potiguar, ele estabeleceu um verdadeiro vai e vêm entre diferentes prefixos. 

No Rio Grande do Norte trabalhou ainda na Rádio Princesa do Vale de Assu; Libertadora; Rural e Difusora, todas de Mossoró. Já na Paraíba atuou nas rádios Correio de João Pessoa; Borborema de Campina Grande; Progresso de Souza; além da Difusora e Alto Piranhas de Cajazeiras. No Pernambuco foi funcionário das Rádios A Voz do Sertão de Serra Talhada; Liberdade de Caruaru; e Capibaribe de Recife, enquanto na Bahia esteve na Rádio Subaé de Feira de Santana. 

Nos seus 46 anos de atividades radiofônicas, Ruy Maurício apresentou todos os tipos de programas e se destacava ainda como entrevistador. Em todos eles o programa que mais durou foi “Nelson Canta pra Você”, que apresentava todos os domingos a exemplo do que fizera no último final de semana pela Rádio Difusora de Mossoró. Ele foi ainda presidente do Sindicato dos Radialistas de Mossoró e região. O sepultamento de Ruy Maurício aconteceu na tarde desta quarta-feira naquela cidade. 

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment