FOTO: Antonio Rodrigues
As obras do lote 3 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), que passa pelos municípios de Missão Velha, Barbalha e Crato, serão reiniciadas com previsão de gerar mais de 300 empregos. Até o momento, foram executadas 35% das obras. A ordem de serviço do reinício imediato dos 65% restantes foi assinada na manhã desta sexta-feira (28). 

Para o lote 3 está projetado 8,6 quilômetros de sifão e 25,8 quilômetros de canal. A obra estava paralisada desde o ano passado, em função de problemas no repasse de verbas pelo Governo. 

O Cinturão das Águas do Ceará tem como finalidade transferir vazões advindas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), por meio do Eixo Norte destinado ao Ceará, para distribuí-las nas principais bacias hidrográficas do estado de forma gravitaria, ou seja, sem a necessidade de bombeamentos, alargando as áreas beneficiadas e potencializando os benefícios. 

Assinatura 
Participaram do ato de assinatura Renan Carvalho, diretor da Marquise Infraestrutura, empresa líder do Consórcio; Francisco Teixeira, Secretário de Recursos Hídricos e Yuri Castro, da Superintendência de Obras Hídricas. 

“Estamos muito otimistas com esse novo momento. Esse é um projeto de extrema relevância para o desenvolvimento do Ceará, uma vez que é parte essencial para que a Transposição do Rio São Francisco seja viável”, diz Renan Carvalho, diretor da Marquise Infraestrutura. 

Por meio do Cinturão das Águas, a transposição do Rio São Francisco já é realidade no Ceará. Em junho, as águas da transposição chegaram ao município de Penaforte. Com a conclusão dos demais trechos, 17 municípios serão beneficiados.                     (Diário do Nordeste)

Post a Comment