Encontro entre líderes religiosos e prefeito ocorreu remotamente. FOTO: Divulgação
Padres e pastores reuniram-se virtualmente com o prefeito de Várzea Alegre, Zé Hélder, com o objetivo de definir o retorno das atividades religiosas no município. A expectativa é que a retomada ocorra a partir do momento que a região do Cariri avance para a fase 2 da reabertura econômica, o que pode acontecer já a partir da próxima segunda-feira (17).

Os líderes religiosos revelaram a ansiedade dos seus seguidores pela reabertura das igrejas. Por outro lado, enfatizaram a obediência aos decretos municipal e estadual que disciplinam o distanciamento social como prevenção ao novo coronavírus. “Enquanto as leis do Estado não ferirem as leis da Igreja, devemos pregar a obediência e orar por todos os governantes”, disse um dos participantes. 

Encontro semelhante já havia ocorrido recentemente por líderes religiosos de Iguatu. Um decreto do prefeito de Iguatu permitiu a reabertura das igrejas. Contudo, a promotora de Justiça Helga Tavares recomendou a revogação do decreto argumentando que o município encontra-se na fase 1 da reabertura econômica que não prevê a reabertura de templos. 

No caso da Igreja Católica, apesar de dois padres terem participado da reunião, eles deverão seguir orientações do bispo da Diocese de Crato, Dom Gilberto Pastana. A tendência é de que a diocese local adote medidas semelhantes às ações tomadas pela Arquidiocese de Fortaleza: retomando missas presenciais somente após a fase 4 e executando primeiro outras atividades, como as confissões.

(Fonte: Jornal do Cariri)

Post a Comment