Header Ads

Santana do Cariri avança para fase 1 de retomada das atividades econômicas

FOTO: Ronuery Rodrigues
O município de Santana do Cariri avança para a fase 1 da reabertura das atividades econômicas, mediante análise epidemiológica que registra uma redução dos casos de Covid-19 nas últimas duas semanas epidemiológicas, nos últimos 15 dias. A baixa incidência dos casos positivados da doença permitiu o município sair da fase de transição seguindo o decreto do Estado Nº33700, de 1 de agosto, com a publicação do Decreto Municipal Nº 0308001, de 03 de agosto. 

Pelo Decreto ficam prorrogadas as medidas de enfrentamento a pandemia do Coronavírus em todo território municipal. E estabelecida a reabertura parcial do comércio com o funcionamento de diversos estabelecimentos, que devem limitar-se a capacidade de 40% de atendimento aos clientes. 

Passam a funcionar: livrarias, papelarias, gráficas, comércio e artigos de escritório, casa de comercialização de bolos, serviço de contabilidade e direito; cadeia da construção civil, serviço de solda, serralherias, serviços de vendas de roupas, couros e calçados em lojas físicas, comercialização de artigos para o lar e Informática; salões de beleza, manicure com horários marcados, serviços de estética e beleza; serviço de comercialização de tecidos, entre outros. (CONFIRA NO DECRETO). 

No entanto, os comerciantes devem adotar medidas de segurança como o controle do atendimento do número de clientes permitido no estabelecimento, limitando-se um cliente por vez, a identificação do estabelecimento com faixa de barricada na entrada, obrigatoriedade do uso da máscara, disponibilização de álcool em gel para os clientes e a devida higienização de todas as bancadas e piso do estabelecimento. 

Fica autorizado também, o funcionamento do transporte coletivo intermunicipal de passageiros no Município de Santana do Cariri, seguindo normas de segurança, conforme decreto. 

A secretária de saúde, Aline Alencar, destaca que o município avança para a primeira fase na reabertura do comércio de acordo com o bom comportamento dos cidadãos e do controle em relação a isolamento do social. Confirma a eficácia das medidas de controle implantadas pela secretaria de saúde como: o monitoramento dos casos suspeitos e confirmados, o suporte médico hospitalar destes casos (suspeitos e confirmados da Covid-19), o trabalho das Unidades Básicas de saúde, Unidade Sentinela, Equipe Volante, Unidade Hospitalar e o Serviço de Referência da macro região do Cariri para suporte de leito de UTI. 

A prefeitura reforça que a população adote todas as medidas de segurança para que em breve, mediante autorização do estado, o município possa seguir para as fases seguintes da reabertura da demais atividades, desde que haja segurança epidemiológica. 

Link: DECRETO Nº 0308001 DE AGOSTO DE 2020

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.