Uma parte da tubulação da barragem localizada no município de Jati, na região do Cariri, rompeu na tarde desta sexta-feira (21). As águas fazem parte da transposição do Rio São Francisco e vão para o Açude Atalho, em Brejo Santo. De acordo com o Tenente Ailton Lima, do Corpo de Bombeiro de Juazeiro de Norte, o que ocorreu foi o rompimento de uma tubulação da água que sai da barragem que já está cheia.

Um carro com quatro bombeiros foi enviado ao local para averiguar a ocorrência. "Quem está nessa viatura é o Tenente Sócrates. Eles vão verificar a necessidade de remoção de famílias, pessoas, bens que estejam em risco de perca próximo ao local onde essa água está escorrendo, já na barragem de Jati", complementou o Tenente Ailton. 



A barragem em Jati foi inaugurada na última quinta-feira (20), com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. De acordo com a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Governo do Ceará, a obra é de responsabilidade do Governo Federal. 

Contudo, o titular da SRH, Francisco José Coelho Teixeira, explicou o que aconteceu para ocasionar o vazamento da água da barragem. "Vocês podem ver na vista panorâmica da barragem que na ombreira direita tem uma tubulação que se incia em concreto e depois um bloco onde está a emenda da tubulação em concreto com a tubulação em aço. Então, parece que nessa emenda houve um rompimento, um vazamento da tubulação. Então, esse jato d'água é devido à pressão. E a única preocupação é porque o jato d'água está sendo lançado na ombreira e no maciço da barragem e tem um pequeno processo erosivo que, aparentemente, não afeta a estrutura da barragem", explica o secretário. 

O secretario afirmou que o Ministério do Desenvolvimento Regional já está tomando providencias, e trabalhando no fechamento da comporta para poder interromper o vazamento.



De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, responsável pela barragem, não há riscos à insfraestrutura e nem a regiões do entorno, a partir de análise de engenheiros no local. 

A Defesa Civil do município também já atestou que não há perigo para a integridade da população que vive no entorno. Ainda conforme a MDR, o volume de água no vazamento atingiu a rede elétrica que atende o empreendimento e, por isso, foi preciso instalar um gerador para garantir o fechamento da comporta. 

Os serviços no local devem levar cerca de duas horas para serem concluídos. Os testes operacionais no Cinturão das Águas do Ceará serão mantidos, afirma o MDR. A barragem em Jati foi inaugurada na última quinta-feira (20), com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

(Diário do Nordeste)

Post a Comment