FOTO: Guto Vital
O Mercado Central de Juazeiro do Norte reúne uma série de mulheres que dedicaram suas vidas a trabalhar com o manejo e a venda de ervas, folhas e raízes. Uma dessas mulheres é Iraci Nunes da Silva, de 60 anos. 

Há 35 anos Iraci trabalha com a prática secular das ervas medicinais, um conhecimento popular transmitido através da oralidade. A vendedora conta que a pandemia praticamente não afetou as suas vendas. 

De acordo com Iraci, durante a crise provocada pelo novo coronavírus muitas pessoas procuraram fortalecer o sistema imunológico com chás, banhos e inalações naturais. Quina quina, umburana e cheiro, jarrinha, eucalipto e alecrim foram algumas das plantas mais procuradas. 

“Nessa pandemia mesmo já vi muita gente se curar de doença. Já veio gente com coronavírus procurar para tomar”, contou a vendedora. Nesses casos, Iraci recomenda o chá de jarrinha e o banho e a inalação de quina quina. 

De acordo com uma matéria publicada pelo National Geographic Brasil em junho deste ano, “especialistas concordam que plantas como as quinas podem ter outras propriedades terapêuticas – mas não se sabe se são eficazes contra alguma doença, incluindo a Covid-19”.

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment