Como expressão comumente utilizada por professores, pesquisadores, estudantes, egressos e dirigentes dos cursos de Administração Pública, Gestão Social e Gestão de Políticas Públicas, o chamado “Campo de Públicas” engloba ensino, pesquisa e fazeres tecnopolíticos, no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas e das Ciências Humanas. Em Juazeiro do Norte, dois laboratórios vinculados ao curso de Administração Pública e Gestão Social da Universidade Federal do Cariri (UFCA) promovem, neste mês de setembro e em outubro, dois simpósios temáticos que englobam discussões sobre gestão e políticas públicas nos dias atuais. 

Simpósio de Políticas Urbanas, Sociais e Ambientais do Cariri 
O Laboratório de Estudos Urbanos, Políticas Públicas e Sustentabilidade (LAURBS) da UFCA, inicia os trabalhos com a retomada do semestre promovendo o primeiro Simpósio de Políticas Urbanas, Sociais e Ambientais do Cariri. Com abertura programada para ocorrer no próximo dia 9 de setembro, o evento tem como tema “Políticas Públicas, meio urbano e desenvolvimento”. 

O evento é uma proposição coletiva que tem como objetivo promover discussões sobre as políticas urbanas, sociais e ambientais no Cariri cearense de modo a contribuir para o desenvolvimento regional sustentável. Com realização virtual em razão das condições impostas pela pandemia da Covid-19, será transmitida no canal do Laurbs no YouTube, com programação composta por três momentos distintos ao longo dos meses de setembro, outubro e novembro. 

A conferência de abertura, conta com a palestra: “Política Urbana, Desigualdades Sociais e a Pandemia no Brasil” e terá como palestrante a professora Ermínia Maricato, com mestrado e doutorado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde também é professora aposentada. O acesso à toda programação será gratuito e as inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas por meio do site do evento, com emissão de certificados, sendo possível também a inscrição por atividade. 

II Simpósio de Gestão de Cidades 
O Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios da UFCA (LaCITE-UFCA), programa também simpósio para o mês de outubro, com foco nas pesquisas em gestão de cidades, dando olhar especial a situação vivida durante a pandemia. Com o tema “Pandemia, Vulnerabilidades Urbanas e Gestão da Cidade”, o evento deve ocorrer, também de forma virtual, entre os dias 7 e 8 de outubro. 

O II Simpósio de Gestão de Cidades trata-se de uma atividade voltada a estudantes, professores, pesquisadores, gestores públicos, representantes de movimentos sociais, organizações da sociedade civil e demais interessados na discussão das questões urbanas e da gestão das cidades, notadamente no contexto da Região Metropolitana do Cariri. O propósito central do evento é o fortalecimento de um espaço plural para o debate de ideias e a construção de alternativas de ação. 

Com programação diversificada, o evento contará com painéis temáticos e submissão de trabalhos para a Mostra Científica e Tecnológica, que tem inscrições abertas para submissão até o dia 14 de setembro do presente ano. Os interessados em submissão de propostas de resumo expandido devem estar de acordo com as orientações do Edital do simpósio de Gestão de Cidades, disponível clicando aqui. Os ouvintes podem se inscrever no evento até o primeiro dia de sua realização, através de formulário online.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment