FOTOS: Guto Vital
Em março deste ano, as igrejas de Juazeiro do Norte fecharam as portas e passaram a celebrar as missas sem a presença dos fiéis. Mais de cinco meses depois, os Santuários e a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro anunciaram que receberiam os fiéis para visitação a partir de setembro. 

As visitas começaram na manhã desta terça-feira (1º). Centenas de fiéis e romeiros circularam pelos Santuários e pela Capela do Socorro. O Santuário de São Francisco de Chagas, conhecido como “os Franciscanos”, registrou cerca de 300 visitas nesse primeiro dia de reabertura. Entre os visitantes estava um grupo de romeiros de Campina Grande, da Paraíba. 

FOTOS: Guto Vital
Para entrar nos Santuários, os visitantes precisam ter suas temperaturas aferidas. Enquanto a equipe de reportagem acompanhava esse processo, o termômetro marcou 39ºC em uma das fiéis. No entanto, após um tempo de descanso a aferição foi refeita e a temperatura diminuiu para 36,6ºC. Essa diferença é comum por conta da exposição ao sol e das altas temperaturas de setembro. 

A dona de casa Aldenice Lima, de 33 anos, falou sobre a emoção da reabertura. Devota de São Francisco, a moradora do bairro Pio XII ia todos os domingos ao Santuário. “Não perdi a fé em Deus, nem em São Francisco”, declarou Aldenice, que continuou a realizar as orações em casa durante toda a pandemia. 


Outra medida adotada pelos Santuários foi o bloqueio de parte dos bancos. Duas fitas foram dispostas nos assentos para delimitar o espaço de uso. Só são permitidas duas pessoas por banco, cada uma deve se sentar em uma ponta.

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment