Cartório Eleitoral de Juazeiro do Norte. FOTO: Guto Vital
Para que tudo ocorra com diminuição de imprevistos, Juazeiro do Norte precisa de 1.824 mesários nas duas zonas eleitorais. Ainda no início de setembro, iniciou o treinamento para os voluntários que irão participar do processo eleitoral no dia 15 de novembro. A chefe de cartório Patrícia Minami elenca os direitos dos mesários. 

Wendel De Oliveira Freire é chefe da zona 119, uma das duas zonas em Juazeiro. Ele diz que já foram convocados todos os 1.004 mesários que atuarão nas eleições este ano. 

Por serem grupo de risco, pessoas com idade acima de 60 anos estão proibidas de participar. O número de inscritos como mesários diminuiu em relação a última eleição. 

Há 2 anos teve 1.300 pessoas participaram do pleito. De acordo com Wendel, já foram entregues e confirmadas  527 cartas convocatórias. O treinamento inicia por turma, já houve o treinamento das três primeiras. São 95 pessoas por turma. 


Em regras gerais, um mesário ou mesária tem direito a quatro folgas – ou seis, caso presida a sessão. Isso porque ele passa por um treinamento e trabalha no dia do pleito. São dois chamamentos, cada um dá direito a duas folgas. O presidente da sessão, por precisar realizar atividades burocráticas, é chamado três vezes, somando mais duas folgas no trabalho. 

Por lei, o mesário convocado tem direito a dois dias de folga sem qualquer tipo de prejuízo na remuneração. Em Juazeiro, há ainda o redução do ISS. Mesários têm direito ainda ao vale-refeição no valor de 30 reais. O dinheiro é disponibilizado para todo mundo que trabalhou, no dia seguinte. 

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment