Uma ventania forte atingiu, na tarde desta quarta (16), o prédio do antigo Hotel Municipal de Brejo Santo, arrastando parte do telhado do prédio, que está em obras. O episódio assustou pedestres e motoristas, já que a estrutura foi parar próxima da BR-116, rodovia vizinha ao local. A empresa responsável pela reforma do prédio garantiu, em nota, que já está recuperando o teto e que foi “redobrada a atenção a todos os cuidados na fixação".

“Graças a Deus não matou ninguém. Poderia matar, porque um pedaço do telhado foi parar longe. Um telhado desse pra cima de uma pessoa? É como uma lâmina. Não sei como não pegou em ninguém”, afirmou um motorista que passava no local no momento do episódio e registrou a situação.

O prédio passa por reforma onde será instalado a segunda etapa do Centro de Apoio e Monitoramento para Enfrentamento à Covid-19, unidade anexo que realizará testes rápido e de swab, além de atendimento médico e psicológico. 

A empresa D.M da Silva Serviços e Construções ME, responsável pela obra, admitiu que a ventania “desarranjou” a estrutura do telhado, que ainda não estava fixada. 

"Trata-se de etapa ainda em construção, não entregue a população, onde já foi determinada a imediata reestruturação do telhado e redobrada a atenção no que toca a todos os cuidados atinentes a fixação do teto para que, quando da entrega, tenha totais condições de segurança”, garantiu. 

A construtora ressaltou que não há acesso público ao canteiro de obras, “fruto de rígidos protocolos seguidos pela empresa com vistas a garantir a saúde e a segurança física de seus colaboradores”, completou. A secretária de Saúde de Brejo Santo, Glaise Feijó, disse que o Município está acompanhando a obra e que o episódio não atrapalhará os serviços do Centro. 

Temporada 
Os meses de agosto e setembro são de ventos fortes no Ceará, sobretudo no litoral. Porém, no último mês de agosto, o Interior teve os maiores registros: 58,32 km/h em Tauá e 57,24 km/h em Sobral. Segundo a gerente de meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meiry Sakamoto, com o fim do período chuvoso, alguns fatores influenciam na elevação da intensidade dos ventos. 

“O mais importante é o deslocamento do Sistema de Alta Pressão Atmosférica do Oceano Atlântico Sul em direção ao Nordeste do Brasil e o outro é a redução na nebulosidade. Nesta época do ano, o Ceará fica ‘no meio do caminho’ entre a Alta Pressão do Atlântico Sul e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fazendo com que os ventos alísios fiquem mais intensos e constantes”, explica. 

A previsão do tempo para hoje (17) permanece de céu claro em todas as regiões do Estado, que favorece a intensidade dos ventos. Já amanhã (18), a expectativa é de Nebulosidade variável na faixa litorânea, no Sertão Central e Inhamúns e na região Jaguaribana. Nas demais regiões, predomínio de céu claro. No sábado (19), o céu aparece parcialmente nublado nestas mesmas regiões, enquanto no restante do Estado predomina o céu claro.

(Diário do Nordeste)

Post a Comment