Por mais uma semana, Juazeiro do Norte apresentou queda na media móvel de casos da Covid-19. Nos últimos sete dias a queda foi a maior desde agosto, quando a reportagem iniciou o calculo semanal, sendo de 70%. Os números foram contabilizados até esta quarta-feira (9), a partir dos boletins liberados diariamente pela Secretaria da Saúde do município. A queda da última semana havia sido de 33%. 

O número significa que, há 14 dias, Juazeiro do Norte confirmava uma média de 83 casos diários. Já há sete dias o numero caiu para 25. A média móvel é feita a partir dos novos casos diários. Segundo especialistas, o cálculo é importante para conseguir entender a tendência da pandemia.


Gráfico feito por Jefferson Heráclito. Fonte: Prefeitura de Juazeiro do Norte
A diferença chama atenção, vindo associada também à queda nas notificações, número que inclui casos suspeitos, confirmados e descartados. De 265 casos diários, o numero foi para 150.


Gráfico feito por Jefferson Heráclito. Fonte: Prefeitura de Juazeiro do Norte
Na última semana, os postos de testagem rápida instalados nos bairros Franciscanos, Limoeiro, Socorro e Frei Damião foram desativados. Segundo a Prefeitura, responsável pelos pontos, “a medida se dá diante da redução significativa da demanda por testes nessas cabines”. Agora, os testes rápidos são realizados apenas nas Unidades Básicas de Saúde por meio de agendamento com as equipes de Saúde da Família de cada bairro, e na Unidade Sentinela, com atendimento diário das 7h às 22h. 

O número de mortes também caiu de duas para uma diária.


Gráfico feito por Jefferson Heráclito. Fonte: Prefeitura de Juazeiro do Norte
(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment