Novamente a cidade de Juazeiro do Norte apresentou baixa na media móvel de casos da Covid-19. Nos últimos sete dias a queda foi de 72%. O número ultrapassou o do último balanço feito pela reportagem na semana passada, com 70% de queda. A baixa é a maior desde quando a reportagem iniciou o calculo semanal. Os números foram contabilizados até esta quarta-feira (16), a partir dos boletins liberados diariamente pela Secretaria da Saúde do município. 

Há 14 dias, Juazeiro do Norte confirmava uma média de 89 casos diários. Já há sete dias o numero caiu para 25, o mesmo que da última semana. 

A média móvel é feita a partir dos novos casos diários. Segundo especialistas, o cálculo é importante para conseguir entender a tendência da pandemia.


Gráfico feito por Jefferson Heráclito. Fonte: Prefeitura de Juazeiro do Norte.
Já a média móvel de mortes diárias se manteve estável em 1 óbito por Covid-19 no município ao dia.


Gráfico feito por Jefferson Heráclito. Fonte: Prefeitura de Juazeiro do Norte
Notificação
A queda acentuada desde a última semana chama atenção, e vem associada também à queda nas notificações, número que inclui casos suspeitos, confirmados e descartados. De 253 casos diários, o numero foi para 136.

Há duas semanas, os postos de testagem rápida instalados nos bairros Franciscanos, Limoeiro, Socorro e Frei Damião foram desativados. Segundo a Prefeitura, responsável pelos pontos, “a medida se dá diante da redução significativa da demanda por testes nessas cabines”. Agora, os testes rápidos são realizados apenas nas Unidades Básicas de Saúde por meio de agendamento com as equipes de Saúde da Família de cada bairro, e na Unidade Sentinela, com atendimento diário das 7h às 22h.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment