Pela primeira semana em quase dois meses, Juazeiro do Norte não apresentou queda na média móvel de novos casos diários da Covid-19. Segundo dados municipais, até esta quarta-feira (23), a média era de 25 casos por dia, assim como há 14 dias. Os números são retirados dos boletins liberados diariamente pela Secretaria da Saúde da cidade. 

Já o número de notificação, que inclui casos suspeitos, confirmados e descartados, seguiu a tendência de queda, sendo 29% menor do que o apresentado há 14 dias, o que pode indicar um possível aumento no índice de positividade, ou seja, na porcentagem de testes positivos em relação ao total realizado. 

A maior baixa desde quando foi iniciado o cálculo semanal foi registrada na última semana, sendo de 72%.


Gráfico feito por Jefferson Heráclito. Fonte: Prefeitura de Juazeiro do Norte
A média móvel é feita a partir dos novos casos diários. Segundo especialistas, o cálculo é importante para conseguir entender a tendência da pandemia.


Gráfico feito por Jefferson Heráclito. Fonte: Prefeitura de Juazeiro do Norte
Já o número de mortes diárias apresentou aumento nesta semana em relação há 14 dias, passando de uma para duas a cada 24 horas.



Há três semanas, os postos de testagem rápida instalados nos bairros Franciscanos, Limoeiro, Socorro e Frei Damião foram desativados. Segundo a Prefeitura, responsável pelos pontos, o fechamento à época se dava “diante da redução significativa da demanda por testes nessas cabines”. Agora, os testes rápidos são realizados apenas nas Unidades Básicas de Saúde por meio de agendamento com as equipes de Saúde da Família de cada bairro, e na Unidade Sentinela, com atendimento diário das 7h às 22h.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment