Sem água há mais de duas semanas, louças sujas se acumulam nas casas do moradores
A pandemia da Covid-19 exigiu cuidados redobrados com higiene, uma das principais formas de impedir a proliferação do novo coronavírus. Mas como fazer isso sem água? Esta é a dificuldade dos moradores do bairro Jardim Gonzaga, em Juazeiro do Norte, que reclamam que estão há mais de 15 dias sem abastecimento. O problema seria recorrente na Rua Manoel Cassimiro. 

De acordo com Fátima Alves Sampaio, auxiliar de serviços gerais, em 2019, nesta mesma época do ano, a situação foi semelhante. “Todo dia ligo para a Cagece e falam que está normal, como se estivesse liberando. Mas baixa a pressão e a água não tem força para chegar nas residências. Ontem até liguei e falei que ia denunciar e a atendente disse: ‘Pois pode ficar à vontade’. Eu entendo como desaforo”, desabafa. 

Para suprir essa carência, ela conta que diariamente busca um balde na casa de sua sogra ou de sua cunhada, nos bairros Triângulo e Frei Damião. 

“Ainda compro três garrafões para beber, cozinhar. Na minha rua são várias pessoas desse jeito”, descreve Fátima, que mora com mais três pessoas. 

Seu vizinho, o construtor civil Josival Oliveira, critica e diz que este problema é um "desrespeito" aos moradores. “Não dão satisfação. Não mandam ninguém analisar. É complicado. São três pessoas lá em casa. A gente precisa da água para tomar banho para ir trabalhar, cozinhar, lavar a casa. É uma necessidade básica”, ressalta. 

Durante este intervalo de 15 dias sem abastecimento, Josival e sua família ainda conseguiram se manter por 13 dias, graças a caixa d’água. “Mas secou há dois dias. A gente tá usufruindo de baldes que colocou para encher e vamos comprar água mineral daqui pra frente”, antecipa. 

Em nota, a Cagece disse que "realizou ajustes operacionais no sistema de água que abastece o bairro Jardim Gonzaga para solucionar as ocorrências de falta d'água". Ainda segundo a Companhia, o retorno da distribuição de água está se dando de forma gradativa. "O equilíbrio completo do sistema se dará em até 48 horas".

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment