Enquanto a média móvel de óbitos por Covid-19 no Brasil caiu pela primeira vez desde o início da pandemia nessa semana, o Ceará volta a apresentar aumento nas mortes pela doença. 

No sábado, às 20h, o balanço do consórcio de veículos de imprensa indicou 126.230 mortes confirmadas, 646 em 24 horas, em todo o país. Com isso, a média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 819 óbitos, uma variação de -17% em relação aos dados registrados em 14 dias. 

No Ceará, a média móvel teve aumento de 17% no número de óbitos, o único estado do Nordeste que teve alta. O estado teve uma média de 26 mortes por dia na semana; nos sete dias anteriores, ocorreram 22 óbitos por dia. 

Segundo a Secretaria da Saúde, o Ceará soma 8.565 óbitos desde o início da pandemia. 

Além do Ceará, os óbitos por Covi-19 subiram em Tocantins e Amazonas. 

Confira a situação nos demais estados: 

Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente: PR, RS, SP, GO, MS, MT, PA, RO, RR, MA 

Em queda: SC, ES, MG, RJ, DF, AC, AP, AL, BA, PB, PE, PI, RN, SE

O governador do Ceará, Camilo Santana, usou as redes sociais neste sábado (6) para alertar a população de que a pandemia continua, e as pessoas devem colaborar com o distanciamento social. 

"É inadmissível o que temos visto aqui e em vários locais do país. Por mais que equipes de fiscalização tentem agir, se não houver a colaboração das pessoas, fica tudo mais difícil." 

O governador não citou pontos específicos de aglomeração, mas a mensagem foi publicada um dia após imagens da lotação na Vila de Jericoacoara repercutir em todo o país.                  (G1 CE)

Post a Comment