O Setembro Amarelo é também de valorização da vida e combate ao suicídio. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, um suicídio ocorre a cada 40 segundos no mundo, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. 

O suicídio foi a segunda principal causa de morte entre meninas, após condições maternas, e a terceira principal causa de morte entre meninos, após acidentes de trânsito e violência interpessoal. Enquanto 79% dos suicídios no mundo ocorreram em países de baixa e média renda, os países de alta renda apresentaram a maior taxa, com 11,5 para cada 100 mil. Quase três vezes mais homens morrem que mulheres em países de alta renda, em contraste com os países de baixa renda, onde a taxa é mais igual. 

Dentre os principais fatores de risco que podem levar uma pessoa ao suicídio, podem estar problemas ligados a vida amorosa, causas mentais, dificuldade financeira, depressão e o uso de alguns medicamentos. 

A família é a principal base para evitar o suicídio. É preciso ter cuidado e observar os comportamentos das pessoas e, caso observe situações atípicas, é importante procurar ajuda psicológica, onde os profissionais da área, como psicólogos e os psiquiatras, irão tratar e recuperar o paciente. É necessário se atentar também para a retirada, de dentro do domicílio, dos objetos que possam levar o indivíduo a utiliza-lo como arma. 

De acordo com relatório do Centro de Valorização da Vida, a partir de outubro de 2019, o patamar de atendimentos se elevou a um nível superior ao registrado anteriormente e que mesmo os meses de menor atendimento ficaram muito próximos aos picos anteriores. Dezembro de 2019 e janeiro de 2020 foram os meses com mais atendimentos da história, tendo ultrapassado a marca dos 300 mil atendimentos no mês. Em abril deste ano foram contabilizadas quase 11 mil ligações apenas do estado do Ceará, ficando em 9° lugar entre os 26 estados e o Distrito Federal. 

Importante salientar que o uso de remédio, principalmente os ligados à depressão e ansiedade, só devem feito com consulta e receita médica. “O uso de Diazepam, por exemplo, onde algumas pessoas usam para dormir e sentir-se calmo, se ingerido sem orientação médica, pode levar o organismo a ter problemas colaterais diversos, dentre eles até atentar contra a própria vida”, explicou o Farmacêutico da Farmácia Magistral, Dr. Micaelce Santana. Em apoio ao Setembro Amarelo, todo receituário médico que chegue ao local durante o mês, para a compra de medicamentos direcionados para a solução desse problema, terá descontos especiais.

Post a Comment