Um artigo científico do Grupo de Pesquisa em Biotecnologia de Produtos Naturais (BPN), do curso superior de Tecnologia em Alimentos da Fatec Cariri, foi publicado na edição de setembro da Agrotec, uma revista agropecuária técnica. Assinam a publicação, os professores Erlânio Oliveira, Cícera Gomes, Leyna Bezerra e Isana Brito, a laboratorista do Centec Karine Barreto e a aluna bolsista Cícera Vicente. O artigo foi publicado como matéria de capa da revista. 

A divulgação científica propõe a elaboração de biscoitos “tipo cookies” enriquecidos com a torta da amêndoa do pequi. “Geralmente essas amêndoas são utilizadas para extração de óleos e gera uma torta residual que é descartada no meio ambiente. O nosso objetivo foi de dar um novo direcionamento para esses resíduos, criando produtos alimentícios com valor nutricional significativo e, assim, amenizar a perda de uma matéria prima que contém nutrientes que são fundamentais para nossa saúde”, explica o professor Erlânio. 

Clique aqui e acesse o artigo que tem como tema a “Elaboração e qualidade de biscoitos tipo cookie enriquecidos com torta da prensagem da amêndoa de Caryocar coriacium Wittm”. 

Para ler a revista completa, acesse clicando aqui 

Sobre o BPN 

Em atividades desde 2018, o Grupo é liderado pelos Prof. Dr. Erlânio Oliveira e Drª. Cícera Gomes e agrega alunos, pesquisadores e colaboradores do Cariri que se interessam pelo estudo e divulgação de temas relacionados a caracterização nutricional de produtos vegetais in natura e processados e o reaproveitamento de subprodutos para uso em desenvolvimento de novos produtos alimentícios. 

Sobre a Fatec 
O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) mantém – por meio de contrato de gestão com a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) – duas Faculdades de Tecnologia (Fatec): uma em Juazeiro do Norte (Fatec Cariri) e outra em Quixeramobim (Fatec Sertão Central). Elas são credenciadas no Ministério da Educação e oferecem cursos técnicos de nível médio, cursos superiores de tecnologia e pós-graduação Latu Sensu.

Post a Comment