Por Redação Gazeta do Cariri

Um artigo apresentado por um estudante da graduação em Sistemas de Informação do campus de Crato do IFCE foi premiado no V Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2020), evento realizado online no fim de agosto. 

O VArduino, que é fruto do trabalho de conclusão de curso em Sistemas de Informação de Lucas Fontes Cartaxo, foi premiado como o 2º melhor trabalho na categoria "Artigo Completo". O VArduíno busca atender a uma demanda de aprendizado prático na construção de periféricos do computador na ausência de componentes de hardware físico. O trabalho faz parte do projeto de pesquisa "CompSim - The Computer Simulator", que é desenvolvido pelos Institutos Federais de Sergipe (IFS) campus Aracaju e do Ceará (IFCE) campus Crato. 

Apresentado por Lucas no Congresso, o artigo é de autoria dele, de Cícero Samuel Rodrigues Mendes e dos professores Edson Barbosa Lisboa (IFS Aracaju) e Guilherme Álvaro Rodrigues Maia Esmeraldo (IFCE Crato). A sessão de perguntas e respostas contou com a participação dos professores Edson Lisboa e Guilherme Esmeraldo. No total, foram apresentados 71 trabalhos completos e resumidos durante o Congresso. Clique aqui para conferir a apresentação. 

O CompSim consiste em um simulador de computador criado para apoiar as aulas práticas de disciplinas que envolvem o projeto de sistemas computacionais. O simulador inclui um ambiente integrado com diferentes recursos que permitem a criação de novos sistemas computacionais, constituídos tanto de hardware como de software. O CompSim vem sendo utilizado por estudantes de diferentes turmas dos cursos de Técnico Integrado em Eletrônica do IFS Aracaju e de Bacharelado em Sistemas de Informação do IFCE Crato. 

Fazem parte da equipe do projeto: 

Laboratório de Sistemas Embarcados e Distribuídos (LEDS - IFCE Crato): 
Prof. Guilherme Álvaro Rodrigues Maia Esmeraldo (Coordenador) 
Lucas Fontes Cartaxo (Bolsista) 
Cícero Samuel Mendes Rodrigues (Bolsista) 

Laboratório de Estudos Avançados em Eletrônica (LEA - IFS Aracaju): 
Prof. Edson Barbosa Lisboa (Coordenador) 
Camila Valdez Ribeiro (Bolsista) 
Luiz Fernando Morato (Bolsista) 
Pedro Silva dos Santos (Bolsista) 
Milena Santos do Nascimento (Bolsista)

Post a Comment