A Escola Padre Cícero, inaugurada na gestão do ex-prefeito José Geraldo da Cruz em 1935, em Juazeiro do Norte, está passando por reformas estruturais e arquitetônicas, devendo recuperar traços de sua obra original. Em homenagem aos 85 anos de criação da unidade, uma nova escola está sendo construída no bairro Campo Alegre, devendo ser agraciada com o nome da antiga instituição de ensino. 

Localizada na chamada Praça do Cinquentenário, que hoje abriga também o Memorial Padre Cícero, a escola que leva o nome do patriarca do Cariri deve ganhar a mesma estrutura arquitetônica que esbanjava na fachada desde sua concepção, bem como reforço na estrutura das salas e pavimentos internos. Ao redor da escola, o local deve ganhar novas pavimentação e modernização, juntando-se aos demais equipamentos públicos e ao Largo do Socorro. 

Já a nova unidade a ser construída, segundo informa a Prefeitura, será erguida no bairro Campo Alegre, e terá como diferencial ser a primeira escola modelo do município. O conceito deve contemplar estrutura totalmente sem muros e com arquitetura moderna, tendo capacidade para acolher até 1.500 alunos. Esta também será a primeira instituição do tipo no interior do Estado. 



História
O ensino básico em Juazeiro do Norte, na primeira metade do século XX, era regido pelo chamado “Grupo Escolar”, que foi fundado em 18 de setembro de 1927, pelo Dr. Juvêncio Santana. Em 1935, foi construído e inaugurado o atual prédio da Escola de Educação Infantil e Fundamental Padre Cícero, situada no bairro Socorro, próximo ao centro da cidade.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment