Por Redação Gazeta do Cariri

Após convenção realizada na última semana em Santana do Cariri, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), decidiu por unanimidade não lançar candidato à prefeitura do município santanense e nem se coligar com nenhuma outra sigla. 

Segundo o presidente do diretório municipal do partido, Zé Maia, estavam acontecendo conversas entre o PT, PSB, PDT e DEM, partidos de oposição ao prefeito Pedro Henrique (MDB), pré-candidato à reeleição. Conforme Zé Maia, vinha sendo feito um trabalho na tentativa de lançar apenas um candidato da oposição, porém, o PDT e o DEM lançaram nomes para a disputa. Com isso, os filiados foram liberados para apoiar os nomes apresentados na disputa para o executivo municipal.


Indagado sobre qual a dificuldade para unir a oposição, Zé Maia disse que foram feitas "várias reuniões, tentando buscar unidade das diversas correntes de oposição". O ex-prefeito continua dizendo que "inicialmente eram 6 pré-candidatos a prefeitos pela oposição, e dessa rodada de conversa 3 desistiram, e ficaram 3, Zé Maia pelo PSB, Vicente Brilhante pelo PDT e Samuel Cidade pelo DEM.

"Fortificamos, o tempo todo conversando entre esses três, mas não foi possível chegar ao ponto que o PSB queria, que era que ficasse uma chapa" formada por esses partidos, contanto que houvesse a unidade dos partidos e fosse lançado um candidato só. Ainda segundo Zé Maia, foi feita uma proposta no último encontro que os representantes dos partidos de oposição tiveram, para se chegar a um consenso lançando apenas um nome. Como não ocorreu e foram formadas duas chapas, Zé Maia disse que não aceitou “lançar uma terceira chapa por não achar correto, já que não concordo [lançar] nem com duas chapas, imagine com três”.

O partido também não terá nomes para a Câmara de Vereadores, “porque a intenção do PSB era lançar um candidato na chapa majoritária a prefeito, esse foi o entendimento desde o princípio”, finalizou Zé Maia.

Post a Comment