Header Ads

Sexto Foto Síntese, evento de fotografia, acontece virtualmente a partir desta segunda-feira (14)

Foto: Flicker UFCA
O Foto Síntese, evento de fotografia e imagem da Universidade Federal do Cariri (UFCA), já está consolidado no calendário dos amantes da fotografia na região do Cariri. O evento é realizado pela Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), em parceria com o curso de Jornalismo da UFCA. Devido a pandemia de Covid-19, a sexta edição acontece de forma totalmente online, de 14 a 16 de setembro. Os interessados em participar deve efetuar inscrição, por meio de formulário eletrônico. 

A cada edição do evento, a comunidade acadêmica e também o público externo tem a oportunidade de discutir através de oficinas, mesas redondas e palestras com pesquisadores renomados sobre fotografia e imagem. Este ano, o Foto Síntese irá (re)visitar o sertão, procurando refletir sobre a potência e pluralidade das visualidades do sertão, em especial a fotografia. Todas as atividades são gratuitas e acontecem de forma remota através de lives no perfil do Instagram do evento, transmissões pelo canal do YouTube da UFCA, e encontros em salas virtuais no Google Meet. 

O professor do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte (IIsca/UFCA), Ricardo Salmito, e um dos organizadores da semana, lamenta por estarmos vivendo um momento tão delicado, que é a pandemia de Covid-19, e que isso impossibilite o encontro presencial, mas, que a realização do evento de forma virtual é a forma de continuar trocando reflexões com pesquisadores, comunidade acadêmica e público externo, este ano sobre o Sertão revisitado e as possibilidades de produzir arte visual. 

Por ser um evento já consolidado, Salmito também destacou os temas da edições anteriores: “Nós estamos na sexta edição, e cada edição tem trabalhado uma temática, ou da visualidade, ou do corpo, ou das imagens decoloniais; foram muitos temas que a gente trabalhou no decorrer desse tempo todo”. 

A sexta edição conta com pesquisadoras e pesquisadores, fotógrafas e fotógrafos, e artistas visuais de várias partes do Brasil. O Doutor em Estudos da Mídia, Docente da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e ex-professor da UFCA, Kleyton Jorge Canuto, que participará do evento como palestrante, diz que “É importante poder voltar a ter contato e poder discutir coisas tão bacanas, como é o evento do Fotossíntese, por conta de conseguir trazer as discussões da imagem e da audiovisualidades, dentro deste contexto regional e trocar essas experiências, que é bastante proveitoso para os alunos e para nós também, enquanto palestrante”. 

Confira a programação completa clicando aqui!

Edições anteriores
Em 2019, o Foto Síntese debateu a decolonialidade (movimento que se contrapõe ao legado colonial eurocêntrico). Em 2018, o evento deu visibilidade ao trabalho de mulheres fotógrafas, onde toda a programação foi composta exclusivamente mulheres. As demais edições tiveram como tema Fotografia em Trânsito (2017), Experiência e Memória (2016) e Visualidades, Inspirações e Vivências (2015).

(Fonte: Site Badalo)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.