Com o objetivo de divulgar os atrativos turísticos da cidade, a Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte (Setur) instalou, nesta quinta-feira (3), 10 totens com o mapa turístico da cidade, que estão espalhados em locais estratégicos do Município. Nesses equipamentos serão divulgados locais como igrejas, centros de artesanato e belezas naturais. Há, ainda, indicações de serviços, como transporte público, polos gastronômicos, entre outros. As informações estão em português e inglês. 

Locais de instalação: 
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes; Terminal Rodoviário; Colina do Horto; Cariri Garden Shopping; Polo gastronômico da Lagoa Seca; Praça Padre Cícero; Memorial Padre Cícero; Teatro Marquise Branca; Mercado Central; e Basílica de Nossa Senhora das Dores. 

No mapa, há iconografia com os lugares que podem ser visitados, dimensionamento das ruas e sua localização, sinalizado pela frase “Você está aqui”. Entre os locais sugeridos estão o Parque Municipal das Timbaúbas, o Estádio Romeirão, o Centro de Cultura Popular Mestre Noza, as igrejas, e serviços como as estações ferroviárias e os restaurantes. 

O titular da Setur, Júnior Feitosa, explica que a ideia surgiu durante o City Tour, um passeio gratuito ofertado aos romeiros por alguns pontos turísticos da cidade. 

“Ali percebemos que os romeiros não conheciam outros atrativos de Juazeiro, como a Lira Nordestina e o Centro Mestre Noza, mas só a parte religiosa. Os outros eram novidade”, conta o secretário. 

Com a participação do Município em feiras e eventos, Feitosa percebeu uma tendência no uso de totens em outros países como forma de divulgar os atrativos através deste tipo de sinalização. “Foi aí que desenvolvemos o projeto”, conta. Primeiro, foi feito o mapa turístico, que serviu para o guia impresso, que vem sendo distribuídos, principalmente, durante as romarias. 

Com a integração com o próprio Geopark Araripe, o lançamento da Rota Turística do Cariri, que inclui os municípios Assaré, Barbalha, Crato, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, e o crescimento de passageiros no Aeroporto, a Setur achou importante incluir um novo idioma em um dos lados da peça. "Há um público diferente de visitantes, de outros países na região", finaliza.                     (Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment