FOTO: Guto Vital

Desde o último domingo (18) o Governo do Estado expressa preocupação com o quadro epidemiológico da pandemia do novo coronavírus em Juazeiro do Norte. De acordo com o secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, o município está em alerta e deve “fiscalizar e impedir” aglomerações. 

Em conversa com a reportagem, a enfermeira Lídia Nianny e a agente administrativa Vanaelma Gomes, falaram sobre a atuação da Unidade Sentinela nas últimas semanas. De acordo com as duas servidoras, a média diária de procura por testes é a mesma do mês de setembro, no entanto, o número de casos confirmados tem aumentado. 

Em setembro e outubro, a Unidade Sentinela realizou cerca de 100 testes rápidos por dia. Até o mês passado, em média seis testes apresentavam resultado positivo por dia. Mas da última semana para cá, os resultados positivos chegam a 20 diariamente. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), nos últimos 14 dias, a média móvel de casos confirmados em Juazeiro do Norte é de 19 casos por dia. O último boletim epidemiológico publicado neste domingo (18) informava 18 novos casos e um total de 589 pacientes diagnosticados com a doença no município. 

Os números são baixos em relação ao período de pico registrado entre os meses de junho e julho, mas apontam que ainda não há estabilidade de casos no município. Também é importante lembrar que os testes também estão sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pela iniciativa privada.

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment