Ocorreu na manhã do último sábado (17), a a Blitz Ecológica na Chapada do Araripe, promovido pela agência Estação Turismo, e tendo como apoio diversos órgãos de fiscalização ambiental e brigadas de incêndio. Em três pontos distintos, nos municípios de Barbalha e Crato, foi realizada a conscientização de motoristas e transeuntes para o combate aos incêndios florestais, que cada vez mais têm atingindo a região, bem como adesivarem para apoio a campanha. 

Segundo a organização, o objetivo da Blitz Ecológica é desenvolver uma ação de orientação ambiental junto a população, com o tema Prevenção e Combate a Incêndios Florestais na Floresta Nacional do Araripe – FLONA, principalmente em épocas de estiagens e secas, principalmente entre os meses de setembro a dezembro. 

No início do ano, uma área equivalente a dois mil campos de futebol foi devastada por um grande incêndio florestal na Chapada do Araripe, que perdurou por quatro dias até ser controlado. Devido a dimensão do incêndio, equipes do Corpo de Bombeiros, Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e voluntários atuam constantemente para evitar novas queimadas, tomando como base os EcoPontos. 

Na ação, passam por lá desportistas, ciclistas, turistas e visitantes, que circulam dentro das trilhas, nos trechos que compreendem três EcoPontos estratégicos que servem de apoio para as equipes organizadoras dessa ação. Os EcoPontos onde ocorreu a ação são: Casa do Guarda Santa Rita Caldas, em Barbalha; Ladeira do Farias Trilha Picoto Arajara, em Barbalha e Casa do Guarda Belmonte, no Crato. 

“Foram mobilizadas diversas instituições e houve uma participação muito boa, junto a Policia Militar Ambiental e o Geopark Araripe, e a Brigada de Incêndio do ICMBIO deu toda a assistência, bem como o Corpo de Bombeiros”, ressaltou o guia turístico Neto Sobral, um dos organizadores do evento e membro da Estação Turismo de Barbalha. 

Segundo ele, além desta iniciativa, houve a contribuição de parceiros como Flor da Chapada, Ecojua, Sussuarana, AGTURC, APASF, UPAMA, Escola de Saberes de Barbalha e Sabão Juá, este último doando bonés para o integrantes da ação e disponibilizando gratuitamente dez kits de limpeza e higienização. “Além de distribuirmos os adesivos e esses kits nas três tendas que ficam nestes pontos estratégicos onde foi realizada a ação, sorteamos os demais entre as instituições e os colaboradores que estavam participando”, completa Neto.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment