Rua São Pedro, principal via comercial de Juazeiro do Norte. FOTO: Antônio Rodrigues

Após o delicado período de isolamento social mais rígido, interdição aos centros comerciais e restrição de funcionamento da maioria dos estabelecimentos comerciais, as lojas de Juazeiro do Norte, já apresentam um crescimento, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Os números em agosto, por exemplo, chegam a ser melhores que o mesmo período do ano passado. 

A CDL de Juazeiro do Norte realizou uma pesquisa online com os empresários locais, que apontou que 68,7% tiveram um aumento de vendas em agosto, se comparado ao acumulado de 2019. Ao todo, foram cerca de 170 participantes. 

"Pelo que a gente vem percebendo, o comércio está tendo venda. Com incentivo do Governo, o auxílio emergencial, o dinheiro está circulando no comércio”, conta a presidente da CDL de Juazeiro do Norte, Zenilda Sena. 

O aumento se deu, principalmente, logo após o avanço à fase 4 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas, na primeira metade de agosto. “Teve aquela se todo mundo querer sair de casa e houve uma grande movimentação. Hoje está próximo do normal”, completa. 

Empresário do ramo de malas, mochilas e bolsas, Júnior Cardoso acredita que, em sua loja específica, o fim do lockdown ajudou a aquecer seu estabelecimento. “Muita gente que ficava em casa voltou a sair, viajar. Acaba que isso fez a gente superar em 30% as vendas de agosto e setembro do ano passado”, estima. 

Contudo, ele admite que ainda será difícil se recuperar em relação ao período que fechou as portas. “O impacto foi grande para todo mundo, mas até o fim do ano tende a crescer”.

Dificuldades 
Por outro lado, Juazeiro tem enfrentado dificuldades para atender a demanda pela falta de produtos entregues pelas fábricas. “Muitos lojistas reclamam da demora para chegar [os pedidos]”, completa Zenilda. 

Este problema é, sobretudo, pela dificuldade de encontrar matéria-prima, enfrentada pela indústria.

(Fonte: Diário do Nordeste)

Post a Comment