Por: Patrícia Mirelly

A Paróquia de Senhora Sant’Ana, em Santana do Cariri, realizará a Romaria de Benigna Cardoso de forma virtual. A decisão leva em conta a atual situação de pandemia em que vive o Estado do Ceará e, particularmente, a região do Cariri. A data, no entanto, permanece a mesma: de 15 a 24 de outubro. A cerimônia de beatificação, prevista para acontecer neste período, também foi suspensa. Ainda não há uma nova data, porque esta depende do Vaticano, conforme informou, em vídeo, o bispo de Crato, Dom Gilberto Pastana. 

Para reavivar a fé e a piedade dos fiéis, uma programação foi organizada com celebrações eucarísticas e visita do quadro com a Imagem da jovem às ruas do Centro da cidade e do Bairro Inhumas, local onde ela foi martirizada. A Romaria chega à 17ª edição, inspirada pelo tema: “A caminho da beatificação, testemunhando a fé de Benigna, fortaleçamos a Igreja doméstica”.

“Esse tema deve motivar os fiéis devotos de Benigna a viverem intensamente a romaria, como um período de espiritualidade no testemunho das virtudes da Heroína da Castidade, como modelo de cristã que bem vivenciou a experiência de Igreja doméstica, junto à sua família. Ao mesmo tempo, a temática também nos motiva para a beatificação”, disso o pároco de Santana do Cariri, Padre Paulo Lemos, em comunicado. 

Ainda de acordo com o sacerdote, para evitar aglomerações, todas as comunidades da Paróquia celebrarão a Romaria em forma de Tríduo, cujo ápice se dará no dia 24, memória dos 79 anos do martírio. Padre Paulo Lemos pede aos seus irmãos no sacerdócio que também rezem Missa neste dia em ação de graças à vida e ao testemunho de Benigna, para que os devotos participem em suas próprias comunidades. 

Confira a programação 
No dia 15, data do aniversário natalício de Benigna, haverá Santa Missa às seis da manhã, na Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana.  Às 18h, o quadro com a Imagem da jovem mártir fará visita às ruas do Centro e do Bairro Inhumas. 

Entre os dias 16 e 20, todas as noites, às 19h, na Matriz paroquial, serão realizadas celebrações Eucarísticas. 

Nos dias 21, 22 e 23, no Santuário/Memorial de Benigna, no Bairro Inhumas, acontecerão celebrações Eucarísticas às 19h. 

Dia 23, às 20h, haverá live show com o ministério de música da Comunidade Missão Resgate, sob a coordenação de Geraldinho Correia. 

No dia 24, data em que se fará memória dos 79 anos do martírio de Benigna Cardoso, serão realizadas diversas celebrações. Às 6h e 9h, no Santuário de Inhumas; e às 11h e às 16h, na Igreja Matriz. A última missa do dia, concluindo a Romaria, será presidida por Dom Gilberto Pastana. Não acontecerá a caminhada com o quadro de Benigna do Bairro Inhumas ao patamar da Matriz, como de costume. Toda a programação obedecerá às normas sanitárias dos órgãos de Saúde e com número limitado de fiéis, segundo o pároco, Padre Paulo Lemos. 

Toda a programação será transmitida pelas redes sociais da Paróquia: Facebook: https://www.facebook.com/paroquiasra.santana/ e https://www.facebook.com/servaBenigna/ 


No dia 24, a transmissão será feita pela TV Catedral da Penha (Crato): https://www.youtube.com/channel/UCSe0LpaFc7MeOMkSqifKLsw e TV Web Mãe das Dores (Juazeiro do Norte): https://www.youtube.com/channel/UChxcSEF4FPV_91QxU56LVDg 

Além do canal no Youtube e das redes sociais da Diocese de Crato. 

Post a Comment