O estilista japonês Kenzo Takada, criador da marca de roupas e perfumes "Kenzo", faleceu neste domingo aos 81 anos, vítima de covid-19, anunciou seu porta-voz. 

Primeiro estilista japonês a fazer sucesso em Paris, onde desenvolveu toda sua carreira e tornou famoso, Kenzo faleceu neste domingo no Hospital Americano de Neuilly-sur-Seine (região de Paris) devido à covid-19, afirmou o porta-voz em um comunicado. 

Nascido em 27 de fevereiro de 1939 em Himeji, perto de Osaka, Kenzo se apaixonou ainda jovem pelos desenhos e a costura, ensinado por suas irmãs. 

Ele chegou de navio ao porto francês de Marselha em 1965 e ficou fascinado por Paris. Embora estivesse de passagem, ele se mudou em definitivo para a capital francesa. 

Sua primeira coleção foi lançada em 1970 e, seis anos depois, ele criou a própria marca, apenas com seu primeiro nome. 

Lançou a primeira linha masculina em 1983 e o primeiro perfume cinco anos depois. Em 1993, a empresa foi adquirida pelo grupo de luxo LVMH. 

Kenzo Takada se aposentou da moda em 1999 e passou a se dedicar a projetos mais pontuais, como o design de interiores. 

Com "quase oito mil desenhos", o japonês "nunca deixou de celebrar a moda e a arte de viver", afirmou seu porta-voz.                    (Fonte: AFP)

Post a Comment