Por Jornalista Mychelle Santos

O dia 15 de outubro é para a cidade de Santana do Cariri um dia “grande”, data que recorda o nascimento da venerável Benigna Cardoso, a “Heroína da Castidade”. Habitualmente, todos os anos nesta data, a comunidade se reúne ao redor da Mesa do Altar para celebrarem uma Missa em Ação de Graças, seguida de um café comunitário e da visita dos fiéis ao local do túmulo onde Benigna é sepultada. 

Para que a tradição não se perca, o pároco da Paróquia Senhora Santana, Padre Paulo Lemos, orientou as famílias a realizarem o café em suas residências, colocando um quadro de Benigna próximo à sala e recordando assim o dom da vida da jovem. Ao longo desta quinta-feira outras manifestações de fé e devoção a jovem foram realizadas, abrindo oficialmente a Romaria de Benigna, que neste ano acontece de forma virtual.


Outro grande momento para os devotos aconteceu na quarta-feira (14). Um quadro com a imagem da Venerável Benigna Cardoso da Silva foi levado em peregrinação pelas ruas da sede da cidade de Santana do Cariri. Durante o cortejo, fogos e vivas eram embalados pelas músicas da Romaria e motivações reflexivas sobre a importância de Benigna, emocionando os fiéis que, de suas casas, acolhiam a sua passagem da imagem. Nas orações e preces, o pedido de intercessão da Futura Beata pelo fim desta pandemia que assola todo o mundo.

Os devotos aguardam a nova data para a Beatificação de Benigna Cardoso, primeira beata do estado do Ceará.

Post a Comment